quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

the karate kid

KarateMiyagi: First, wash all car. Then wax. Wax on...
Daniel: Hey, why do I have to...?
Miyagi:Ah ah! Remember deal! No questions!
Daniel: Yeah, but...
Miyagi:Hai!
Miyagi: Wax on, right hand. Wax off, left hand. Wax on, wax off. Breathe in through nose, out the mouth. Wax on, wax off. Don't forget to breathe, very important.
Miyagi: Wax on, wax off. Wax on, wax off

Aos poucos vou tendo à minha volta, filmes que directa ou indirectamente marcaram minha adolescência e esta semana, finalmente, "The Karate Kid" encontra seu devido lugar na minha estante, já que no coração, existe há muito tempo :0)
A amizade entre Daniel-San e Mr. Miyagi, genuína e paternal, a luta do bem contra o mal, a conquista do amor, a importância de respeitar e praticar o desporto não como arma, o fascínio pelo Karaté(que mais tarde vim a fazer), um sem número de factores que no auge dos meus 11 anos, sedento de referências e descobertas, ganhou seu espaço natural e que perdura até hoje.
Tantas cenas poderia citar...
A química entre Ralph Macchio(Daniel) e Noriyuki"Pat"Morita(Mr. Miyagi)é forte ao ponto de ser notório no decorrer do filme longas sequências, sem cortes, nos diálogos entre eles.
Numa delas, Mr. Miyagi aceita ensinar karaté à Daniel dá-lhe uma série de trabalhos manuais e bem físicos como lavar e encerar carros, pintar cercas e casa. Farto das tarefas, discute com seu mestre e este lhe diz:"...Daniel, show wax on wax off...", surpresa total quando percebe-se que aquele sacrifício, sem nexo, era afinal o início do treino de karaté que lhe havia prometido. A reacção na cara de Daniel-San...dios mio, como vibrava a cada cena...
"wan on, wax off" passou a ser referência no quotidiano de qualquer pessoa. É um dos muitos legados que o filme deixou.
O advento dvd faz com que a paciência seja uma constante por estas bandas, principalmente depois que as edições passaram a ter um tratamento de coleccionador. Aconteceu com "Labirynth" de Jim Henson, "Eduardo Mãos de Tesoura" de Tim Burton, "The Goonies" de Richard Donner, entre outros eleitos("Big" com Tom Hanks, esta na calha...),recentemente adquiridos.
A saga teve direito a mais três continuações sendo que "Karate Kid 3 e 4" são perfeitamente dispensáveis. Vinte anos depois, em 2004, celebrou-se "The Karate Kid" com a reedição destes no formato dvd(foto publicada ilustra actores, realizador e argumentista quando se reuniram para os comentários do filme, incluído nos extras).
Magistralmente escrito por Robert Mark Kamen(praticante de artes marciais) e realizado pelo oscarizado John G. Avildsen(oscar melhor realizador por "Rocky"), este filme conta ainda com a participação de Elisabeth Shue que anos mais tarde, ganharia, também ela, um oscar de melhor actriz pelo filme "Leaving Las Vegas" com Nicolas Cage.
Macchio ficou "marcado" por este personagem. , ainda fez "My Cousin Vinny", algumas participações na TV em 2006 surge em "The Bear League" obtendo boas críticas mas será sempre "The Karate Kid".
Banzai!!
Banzai!!

2 comentários:

josé alberto lopes disse...

só uma correcção, se me permites: a elisabeth shue foi nomeada para o óscar de melhor actriz pelo filme "leaving las vegas" mas não ganhou. quem levou a estatueta nesse ano foi a susan sarandon, pelo filme "dead man walking". quanto ao karate kid, foi um dos primeiros filmes que vi em video, em casa do meu primo tó, porque os meus pais ainda nem tinam video em casa. lembro-me bem de andar umas boas semanas fascinado com o filme e especialmente com aquele golpe de karate no final. boas recordações!...

na outra banda disse...

como não permitir? :0)
obrigado!
Ela ganhou alguns prémios, mas não o oscar como referi.
"Pat" Morita foi nomeado para melhor actor secundário com este filme, sua única nomeação!