domingo, 3 de abril de 2011

superman II: the richard donner cut

Concebido para ser filmado de uma assentada só, a história por detrás de "Superman" e "Superman II" é feita de discussões, orçamentos no limite e, entre outras coisas, o despedimento do realizador Richar Donner, um dos magos do cinema de entretenimento(comprava uma revista de cinema made in Brasil, a extinta SET, que certa altura trouxe uma extensa e fantástica reportagem sobre os bastidores desta "luta". Foi algures na década de 90. A história tem contornos incríveis).
Com sua saída e com a maior parte das cenas filmadas, o seu substituto, Richard Lester(que já trabalhara com o produtor Ilya Salkind)entendeu por bem, aproveitar algumas e cenas e refazer outras tantas(diziam eles,com o orçamento no limite...).
Apesar do sucesso nas bilheteiras de "Superman II", a dúvida persistiu por muito tempo, afinal, como seria a versão final de Richard Donner?
A "pressão" feita por fãs surtiu num acto inesperado nestas andanças cinematográficas e em 2006, veio a resposta com "Superman II: The Richard Donner Cut" onde foi dada a oportunidade a Donner de terminar sua obra, conforme pensada, após convite do autor e editor do projecto, Michael Thau.
Hoje, finalmente, vi a versão de Donner e na sequência, a versão de Lester. Não há comparação possível, a versão de Donner, se finalizada na altura certa, seria muito melhor.
Poder-se-ia pensar que por haver uma versão, que é do conhecimento de todos, ficaria fácil de "melhorar" o resultado final, mas convém não esquecer o que atrás citara, Donner tinha seu trabalho praticamente concluído na altura que foi despedido. 
Esta nova versão é feita de colagens de material previamente filmado.
O que um tem que o outro não tem?
Para começar a presença de Marlon Brando. Na altura, Brando proibiu o uso de suas cenas na versão final realizada por Lester. Não recordo se tal aconteceu pelo valor monetário que Brandon pedia na altura ou se por simpatia para com Donner.
A inclusão destas cenas realça a relação de conflito entre Jor-E  e Kal-El(em "Superman Returns", de 2006, a voz-off que ouvimos de Brando sai de uma das cenas da "director´s cut")e posterior respeito mútuo entre ambos.
A forma como Lois Lane(Margot Kidder)descobre a identidade secreta de Clark Kent/Superman(Christopher Reeve)vai de encontro com seu jeito temperamental. Ah...e a cena na "Fortaleza da Solidão", em que usa uma t-shirt...bueno...deliciosamente "geek" ;)
Há mais humor, cortesia Lex Luthor, Otis e Miss Teschmacher, tempo para explicar cenas como a forma que Superman recupera seus poderes após tornar-se "humano" e um pecado, na minha opinião: a opção de usar uma solução vista em "Superman" perante um problema.
Não sei até que ponto, usar algo que acontece no final do primeiro filme, é plausível para o segundo. Talvez os comentários do realizador, possam explicar o porque desta solução. Até lá ou até que alguém que tenha visto o filme me explique, fico com este "amargo de boca".
História com final feliz e ainda bem. Mr. Richard Donner bem mereceu tal prenda. 
Se era fã, mais fiquei.
Deixo duas ligações que ajudam a entender este processo, 26 anos depois. Parte1 e Parte 2.

2 comentários:

Loot disse...

Que bela notícia. Tenho de ver esta versão o quanto antes.

tadeu disse...

buenos dias!
vê sim loot. há muita emoção e mágoa no richard donner, deu para perceber nos vídeos sobre as gravações do filme.
tem um carinho especial pelo superman e deixa, para todos os fãs, a sua visão do que seria superman 2 e acredita, é muito fixe :)