domingo, 10 de abril de 2011

alex ross

Sempre estive familiarizado com o trabalho de Alex Ross, mas à distância.
A imagem mais clássica feita pelo rapaz, do qual sempre servira como referência("Justice League", pela DC Comics)sempre causou curiosidade, mas a forma como via bd, não passava por algo tão clássico, tão realista, tão...humano.
Seu traço, num universo de fantasia, é demasiado real e apesar de impressionar, causava confusão. Para quem começou com Frank Miller e pouco sabia da coisa, Alex Ross não causava empatia.
Eis que tudo muda quando há cerca de um ano, mais coisa menos coisa, leio "Marvels", sua primeira obra(e emprego)datada de 1993, numa edição traduzida para português, cortesia BD Mania(fabuloso!)que conta o início do Universo Marvel, na visão de um fotógrafo ou se preferir, a visão do leitor.
Fiquei boquiaberto, estupefacto com a precisão dos detalhes, da perfeição que o traço e cores de Alex Ross ali colocara sem falar na história de Kurt Busiek que embalou-me para excelentes momentos onde, conforme escrito na contracapa " o normal e o fantástico interagem diariamente".
Passo a ficar atento à obra do rapaz, mas ao contrário do que aconteceu com Frank Miller e mais recentemente com Mark Millar, "Marvels" continua a ser a única obra que ostento na minha colecção de bd´s. Por enquanto...
Melhor do que escrever, deixar o próprio se apresentar:

Quando era miúdo, tinha uma pancada enorme por "UltraSeven", "Spectroman" e "Ultraman", aqui magistralmente desenhado por Ross.
Se gosta de bd e não sabe por onde começar, "Marvels" bem pode ser o caminho que faltava trilhar...
A história e obra deste artista de mão cheia pode ser conhecida em sua página oficial.
Imagens definitivas, rascunhos, convites para ilustrar revistas...enfim, um regalo para olhos. Uma oportunidade ímpar para admirar a obra deste senhor que ama desenhar "Superman" e que descobriu tal arte após ver um desenho animado de "Spider Man". Que melhor forma de começar, não?

2 comentários:

Loot disse...

O Ross tem um estilo com muita personalidade. Há artistas similares, mas vemos um destes desenhos e o seu nome surge imediatamente na memória.

Ainda não li Marvels, mas li kingdom come que só pela arte dele já valeria a pena espreitar.

Abraço

tadeu disse...

ola loot!
alex ross já afirmou que "kingdom come" é dos seus favoritos.
o doc da dc foca este trabalho e sua importância.
já viste o "secrets origin"?
abraço!