domingo, 13 de abril de 2008

A, B, C...V

juno
Antes de comentar sobre o filme do poster acima, um "post" com destino pré-definido: Viseu.
Três meses após a estréia de "Juno" nos cinemas nacionais, o filme de que todos falam chega à Viseu.
A sensação que fica foi de que o abecedário é a razão para só agora poder ver este filme "perto de casa".
Se isto diz um pouco do gosto da região de Viseu, é mau. Meses com "Call Girl" e "Beowulf" dá o que pensar.
Se quem dita quando e onde deve estrear um filme e pensa que por isto ser uma região do interior do país não é prioridade, também pensa mau.
Diz o ditado: Antes tarde do que nunca. Pode até ser assim mas o que acontece depois é ter o filme disponível em DVD, e sem espectadores para o ver no grande ecrã. Ganha a teoria de que só os filmes comerciais tem sala cheia e os outros não justificam a aposta.
Mais salas vão surgir este mês em Viseu. Espero que a diversidade seja maior.

Todo ano existe um filme que navega por outras bandas e na maioria dos casos, são pequenas produções independentes que se destacam pela simplicidade em contraponto com as grandes produções ou se preferir, os ditos "blockbusters".
Em 2006, para não recuar tanto no tempo, quem mereceu honras de destaque foi o magistral "Little Miss Sunshine/Uma família a beira de um ataque de nervos(tradução portuguesa).
Ano passado o filme da vez foi "Juno". O Sol no meio das "trevas". Um ano cinematográfico repleto de filmes densos e violentos entre os mais visados.
"Juno" acompanha a vida de Juno MacGuff(Ellen Page), adolescente resolvida, descolada, curiosa entre outros tantos adjectivos que partilha com o seu melhor amigo Paulie Bleeker(Michael Cera-não é a cara do Beck?) a "primeira vez". Para ambos.
Ela engravida. Ele fica onde sempre esteve, na outra banda :0)
Este é o ponto de partida para acompanhar a gravidez de uma adolescente, sua relação com a família mais "cool" da história do cinema(mas não quer dizer que seja a perfeita) e suas decisões.
Escolher uma cena é tarefa complicada, mas não é má escolha citar o diálogo que Juno tem com uma apoiante pró-vida à porta de uma clínica de Interrupção Voluntária da Gravidez. Muito bom!
É um filme descontraído, com excelente argumento, ligeiro no pensamento escrito por Diablo Cody, uma ex dançarina exótica. Pode-se sugerir que o filme teve sucesso somente por este "particular" mas engana-se quem pensa assim. Este é um à parte da vida dela, se lhe trouxe bagagem para escrever o filme, quem ganha é o expectador.
Divertido qb tem ainda como bónus excelentes referências rock and roll e personagens secundários de alta relevância.
Ellen Page já tinha ganho pontos deste lado com "Hard Candy" que descobri quando foi escolhida para ser Kitty Pride em X-Men 3.
Tem talento e futuro. Sabe escolher seus filmes e temas sociais fortes parece ser da sua preferência. Para acompanhar.
Quanto a Michael Cera, fica para outro post, onde terá maior destaque.
Jason Reitman realiza o filme e parece ter absorvido o melhor que seu pai, Ivan Reitman(Caça-Fantasmas), faz: comédias.
Sugestão feita, toca a assistir! :0)

1 comentário:

fabi_loirinha89 disse...

Ahh que engraçado.. é justamente o filme que eu assisti indo para os EUA... este filme estava passando no avião.. Ri bastante (o da menininha grávida)...
Muito legal seu blog.. e que paciência para escrever hein??

Continueee assim.. rsrs empenhado!!

Beijos Fabi