quinta-feira, 28 de abril de 2011

the devil´s double

Pergunto-me se depois deste filme haverá mais sósias a quererem dar a cara ao manifesto.
E que filme é este? 
R.: "The Devil´s Double"
"The Devil's Double se baseia numa história real envolvendo Uday Hussein, o filho mais velho de Saddam. Desde a adolescência, Uday usou um colega de escola, Latif Yahia, como dublê. Adulto, Yahia teria passado por cirurgias plásticas para ficar mais parecido com Uday. Depois de sobreviver a 11 tentativas de assassinato contra o filho do ditador, Yahia conseguiu fugir do Iraque em 1991. The Devil's Double é o nome do livro que ele escreveu contando sua história."(via omelete)
Imperdível.

superman action comics #900

Em 1938, surgia pela primeira vez na recém criada "Action  Comics", pelas mãos de Joe Shuster e Jerry Siegel, um personagem que iria mudar a história da "DC Comics" : Superman.
Passados 73 anos de sua criação, numa impressionante prova de longevidade, a edição número 900 chega hoje ao mercado americano(vale a pena ver este documentário)
Para comemorar tal data, a "DC" convidou alguns nomes sonantes do meio(e não só)para, em 96 páginas, contar a visão que cada um tem do "Man of Steel".
"The publisher is celebrating the occasion with a 96-page anniversary that includes contributions from noted celebrated Superman fans like Lost co-creator Damon Lindelof;The Dark Knight co-writer David Goyer; Superman: The Movie director Richard Donner; and famous comics writers and artists like Geoff Johns & Gary Frank, Paul Dini, Dan Jurgens, Brian Stelfreeze, Alex Ross, David Finch and Adam Hughes, among others. And of course, Action Comics #900 concludes the thrilling "The Black Ring" storyline by Paul Cornell and Pete Woods, spotlighting Lex Luthor, and begins the series' next big Superman epic."(via DC comics).
A "DC Comics" disponibilizou, dias atrás, uma prévia desta bd que pode ser lida aqui.

Pelo meio, enquanto lia alguns artigos para colar neste texto, descubro o sítio "multiversodc". Escrito em português. Vale a pena a visita.

A terminar, a kryptonita em cima do bolo. Encontro disponível na rede aquela que é uma das bd´s mais valiosas do mundo: a primeira "action comics"!
Para quem nunca a leu, como eu, a oportunidade está a distância de um Sol Amarelo.

x-men - first class

Não há fome que não dê em fartura. Em menos de 24h, dois trailers completos para divulgar "X-Men: First Class" foram divulgados
Este, o international, vende(e bem)seu peixe. Como espectáculo visual, estou rendido e a raiva no olhar de "Magneto", faz o resto.
Estou muito curioso para ler as comparações do costume entre a bd e os filmes que no início do ano 2000, marcaram uma nova era para este género.
Do que li, para já, as diferenças são significativas e como já citei anteriormente, melhor mesmo é ver o filme pelo filme e deixar um pouco de lado as origens e ligações de alguns personagens.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

make some noise!!

B Boys de regresso com  um "dois em um".
"make some noise", primeiro avanço para "Hot Sauce Committee Part 2" ganhou seu primeiro teledisco que também é, os minutos iniciais do curta "Fight for your right - Revisited".
O teledisco esta repleto de "cromos"(dava para fazer um concurso a ver quem adivinha "quem é quem")mas Elijah Wood está, "as usual", impecável!


Quem disse que abandonar uma festa à meio é feio?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

batman- year one

A fantástica obra "Batman- Year One", de Frank Miller, vai virar um filme animado.
O produtor desta empreitada, Bruce Timm, sobre isto, comentou o seguinte:
"Está ficando fabuloso. Não se parece com nenhum dos longas [animados] de Batman que fizemos antes. É a HQ de verdade. Eu diria que 95% dos diálogos foram tirados diretamente da graphic novel."

"O visual é definitivamente baseado no estilo de David Mazzucchelli, o máximo possível. Não adicionamos cena nenhuma que já não existisse na HQ"(via omelete).
Ler isto só pode deixar qualquer fã que sonha em ver sua obra favorita adaptada, seja qual for o formato, satisfeito.
Ora se a malta que levou ao cinema "The League of Extraordinary Gentleman", de Alan Moore, pensasse assim...ter-nos-iam poupado valentes trocos...http://www.omelete.com.br/quadrinhos/hq-ibatman-ano-umi/

a vila aparece e desaparece...literalmente :)

As imagens abaixo foram feitas por alguém, que tal como eu, apaixonou-se pela "vila inglesa"(também colonizada por portugueses)de Paranapiacaba, Brasil, com a diferença de que eu, realmente nasci neste local :)
Antes que a "Skynet" de cabo disto tudo, deixo uma memória presente, carregada de amor.

sábado, 16 de abril de 2011

rádio energia vs festival coachella

Que duelo...
Rádio Energia, 20 anos depois...bueno, para quem ama rádio, tem sido impecável!
Festival Coachella em directo da quinta do Tio Sam!

the rise of the apes


:)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

the hobbit - o começo

Mal começou a aventura e as primeiras imagens e sons de "The Hobbit", já causam arrepios por estas bandas e certamente, todos fãs das aventuras da "Terra Média".
Apesar de ter em boa conta Guillermo Del Toro, o "regresso do Rei" Peter Jackson atrás das cameras, para contar desta vez a história de Bilbo Baggins e o Reino dos Anões, bueno, é um factor de tranquilidade enorme!
Aqui não há segredos, pelo contrário, partilha, muita partilha e Jackson sabe bem como agradar os fãs.
Cerca de 10 minutos memoráveis para dar a conhecer o que muitos já viram e o que muitos ainda estão por descobrir.
O melhor tabaco de "Southfarthing" para quem adivinhar de quem é a voz em off nos segundos finais deste video blog :)

terça-feira, 12 de abril de 2011

snyder, what have you done...

Zack Snyder devia ter-me consultado antes sobre a escolha de Michael Shannon para interpretar "Zod" em  "Superman: Man of Steel"(ao que parece título oficial).
na foto: Jack O´Halloran carinha de bebé/ O´Halloran encarnando "Non"/Michael Shannon
Shannon, esta mais para um "Non"...non está?  :)

domingo, 10 de abril de 2011

alex ross

Sempre estive familiarizado com o trabalho de Alex Ross, mas à distância.
A imagem mais clássica feita pelo rapaz, do qual sempre servira como referência("Justice League", pela DC Comics)sempre causou curiosidade, mas a forma como via bd, não passava por algo tão clássico, tão realista, tão...humano.
Seu traço, num universo de fantasia, é demasiado real e apesar de impressionar, causava confusão. Para quem começou com Frank Miller e pouco sabia da coisa, Alex Ross não causava empatia.
Eis que tudo muda quando há cerca de um ano, mais coisa menos coisa, leio "Marvels", sua primeira obra(e emprego)datada de 1993, numa edição traduzida para português, cortesia BD Mania(fabuloso!)que conta o início do Universo Marvel, na visão de um fotógrafo ou se preferir, a visão do leitor.
Fiquei boquiaberto, estupefacto com a precisão dos detalhes, da perfeição que o traço e cores de Alex Ross ali colocara sem falar na história de Kurt Busiek que embalou-me para excelentes momentos onde, conforme escrito na contracapa " o normal e o fantástico interagem diariamente".
Passo a ficar atento à obra do rapaz, mas ao contrário do que aconteceu com Frank Miller e mais recentemente com Mark Millar, "Marvels" continua a ser a única obra que ostento na minha colecção de bd´s. Por enquanto...
Melhor do que escrever, deixar o próprio se apresentar:

Quando era miúdo, tinha uma pancada enorme por "UltraSeven", "Spectroman" e "Ultraman", aqui magistralmente desenhado por Ross.
Se gosta de bd e não sabe por onde começar, "Marvels" bem pode ser o caminho que faltava trilhar...
A história e obra deste artista de mão cheia pode ser conhecida em sua página oficial.
Imagens definitivas, rascunhos, convites para ilustrar revistas...enfim, um regalo para olhos. Uma oportunidade ímpar para admirar a obra deste senhor que ama desenhar "Superman" e que descobriu tal arte após ver um desenho animado de "Spider Man". Que melhor forma de começar, não?

sexta-feira, 8 de abril de 2011

fight for your right revisited...revisited

Será esta uma das melhores jogadas de marketing dos últimos tempos?
O texto abaixo, escrito em Dezembro de 2010, anunciava o filme, mas não sua data de estréia o que aliás, naquela altura, ninguém sabia. Só que estaria no "Sundance Festival".
Devido a luta que Adam Yauch trava contra um cancro na garganta,  "Hot Sauce Committee Part 1", teve de ser adiado mas as recentes notícias sugerem que esta luta esta a ser ganha e o cronograma dos Beastie Boys permite, neste momento, lançar "Hot Sauce Committee Part 2" tendo como bónus "Fight For You Right Revisited"(que elenco...).
O trailer já cá canta. Agora é só esperar pelo dia 03 de Maio.

(mais um texto que teve a sorte de sair debaixo do tapete, este de Dez/2010)
Há segredos que devem ficar escondidos debaixo do tapete(...)mas 23 anos depois, alguém achou melhor revelá-los :)
"Fight For Your Right Revisited" contará o que aconteceu depois da "fiesta" que acompanha o mítico teledisco dos "Beastie Boys", "fight for your right"
A realização da curta-metragem esta a cargo de um terço dos "bboys", Adam Yauch, o que para mim é curioso e gera expectativa, afinal, a banda em causa há muito que deixou de "vanglorizar" este tipo de comportamento ao ponto de, por exemplo, mudar letras de algumas canções menos apropriadas.
Na foto, Seth Rogen, Elijah Wood(oh boy...adoro este "puto"!!) e Danny McBride darão vida à Mike D, Ad- Rock e MCA(Yauch), respectivamente.

E tudo começou aqui...

Vamos saber como termina logo logo :)
"Fight for your Right Revisited" é já o documentário mais aguardado no Festival Sundance deste ano.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

f.m.i.

F.M.I. - Fiesta Muito Interessante
naoutrabanda ano 3. Oba!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

secret origin: the story of DC comics

O documentário "Secret Origin: The Story of DC Comics" percorre 75 anos de história em cerca de 90 minutos.
Excelente para quem pouco conhece a história da "DC" e quero crer, competente para quem sabe tudo sobre a casa de "Superman", "Batman" e companhia.
Passagem pelas Eras de Ouro, Prata, Bronze, Moderna, mudanças que ocorrem a medida que era necessário  "sangue novo" para revitalizar as vendas.
A importância durante o período de Guerra, a falta de temas, o moralismo e consequentes acusações para personagens como "Batman" e "Wonder Woman", a incrível presença de Julius Schwartz que redefine os fatos dos Super-Heróis e a vénia que a Editora reconhece em nomes como Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman, cuja importância e contributo para a BD, hoje em dia, é inquestionável.
As histórias do passado, principalmente por pouco conhecer, são memoráveis, assim como a contratação de uma nova diretora, que com tenros 28 anos, elevou o estatuto da empresa em meados da década de 90. Por fim, entre tanta coisa para comentar, como surge a idéia de "matar"  Superman, naquela que se tornou uma das edições mais vendidas de sempre da história da "DC Comics".
Uma rica peça documental a não perder.

(o texto abaixo veio cá parar em 13/08/2010 e depois de ter tirado o pó, volta a ter destaque por estas bandas)

Excelente notícia para quem ama bd ou para quem agora começa a descobrir mais sobre a 9ª arte(eu ando sempre no meio termo, amo e tenho muito que aprender sobre...).
A "DC Comics", planeia lançar em Novembro, dia 9, "Secret Origin: The Story of DC Comics".
Um documentário que irá percorrer os bastidores "DC" e da "Warner Brothers" e revelar todos os segredos atrás dos grandes heróis que moram na editora que completa este ano 75 primaveras.
Narrado por Ryan Reynolds("Green Lantern"), conta com a participação de nomes como Neal Adams, Karen Berger, Mike Carlin, Dan DiDio, Neil Gaiman, Geoff Johns, Jim Lee, Paul Levitz, Dwayne McDuffie, Grant Morrison, Dennis O'Neil, Paul Pope, Louise Simonson, Mark Waid, Len Wein e Marv Wolfman.
Alguém disse "ho ho ho"? ;)

segunda-feira, 4 de abril de 2011

é preciso ter lata...

Este fim de semana desloquei-me de Odemira, onde resido, até Portimão, o sítio mais perto, para uma consulta no Ortopedista.
Tenho um Plano de Saúde da "Advance Care". Fi-lo porque a saúde não podia esperar pelo Serviço Nacional de Saúde.
Faço a consulta, o Médico receita a medicação + Fisioterapia.
Desloco-me ao Centro de Saúde e não há vagas. Se quiser, tenho de esperar um mês para começar a  Fisioterapia. Desloco-me a uma Clínica, que tem cobertura do Seguro que aderi, para saber os valores e eis que o absurdo acontece.
Explico a situação, mostro a guia Médica e sou informado com a seguinte notícia: "o sr. tem de fazer uma nova consulta com o nosso médico Fisioterapeuta. Este lhe dirá se deve ou não fazer Fisioterapia e caso precise, ainda terá de esperar pelo aval da Companhia de Seguro."
Bueno, com o devido respeito, na hora não concordei. Sabia de antemão do aval da Seguradora, mas uma nova consulta?
Em casa ligo para a Companhia intermediária, explico a situação e esta informa: " sim, é verdade o que lhe foi dito. Isto é algo imposto por todas as Clínicas e nada tem a ver com o tipo de Seguro que fez, com quem fez ou com a situação que explica. Fosse qual fosse a seguradora, tem de fazer a consulta com eles..."

Fiz 160kms, sou consultado numa Clínica Privada por um Médico Especialista para depois, sendo a Clínica uma opção, esta dizer-me que preciso fazer outra que consulta que pode ou não desacreditar o que o outro Médico receitou.
De acordo em pagar as sessões de Fisioterapia, mas pagar uma nova consulta??
Bem, vão pró Caralho, seus filhos da puta de merda!!! Cambada de ladrões!!
Como é possível uma coisa destas? 
A clínica tem acordos com as seguradoras, tens os descontos que te levam a fazer uma ligação do género, mas antes, pera lá um bocado, vamos arranjar maneira de dar o desconto de um lado e foder o cliente noutro.
Odeio ser mal educado, mas que se foda!
Se tem um Plano de Saúde e precisa usá-lo nos próximos tempos, Deus queira que não, espero que esta nota deprimente alerte para algo que pode acontecer.

domingo, 3 de abril de 2011

superman II: the richard donner cut

Concebido para ser filmado de uma assentada só, a história por detrás de "Superman" e "Superman II" é feita de discussões, orçamentos no limite e, entre outras coisas, o despedimento do realizador Richar Donner, um dos magos do cinema de entretenimento(comprava uma revista de cinema made in Brasil, a extinta SET, que certa altura trouxe uma extensa e fantástica reportagem sobre os bastidores desta "luta". Foi algures na década de 90. A história tem contornos incríveis).
Com sua saída e com a maior parte das cenas filmadas, o seu substituto, Richard Lester(que já trabalhara com o produtor Ilya Salkind)entendeu por bem, aproveitar algumas e cenas e refazer outras tantas(diziam eles,com o orçamento no limite...).
Apesar do sucesso nas bilheteiras de "Superman II", a dúvida persistiu por muito tempo, afinal, como seria a versão final de Richard Donner?
A "pressão" feita por fãs surtiu num acto inesperado nestas andanças cinematográficas e em 2006, veio a resposta com "Superman II: The Richard Donner Cut" onde foi dada a oportunidade a Donner de terminar sua obra, conforme pensada, após convite do autor e editor do projecto, Michael Thau.
Hoje, finalmente, vi a versão de Donner e na sequência, a versão de Lester. Não há comparação possível, a versão de Donner, se finalizada na altura certa, seria muito melhor.
Poder-se-ia pensar que por haver uma versão, que é do conhecimento de todos, ficaria fácil de "melhorar" o resultado final, mas convém não esquecer o que atrás citara, Donner tinha seu trabalho praticamente concluído na altura que foi despedido. 
Esta nova versão é feita de colagens de material previamente filmado.
O que um tem que o outro não tem?
Para começar a presença de Marlon Brando. Na altura, Brando proibiu o uso de suas cenas na versão final realizada por Lester. Não recordo se tal aconteceu pelo valor monetário que Brandon pedia na altura ou se por simpatia para com Donner.
A inclusão destas cenas realça a relação de conflito entre Jor-E  e Kal-El(em "Superman Returns", de 2006, a voz-off que ouvimos de Brando sai de uma das cenas da "director´s cut")e posterior respeito mútuo entre ambos.
A forma como Lois Lane(Margot Kidder)descobre a identidade secreta de Clark Kent/Superman(Christopher Reeve)vai de encontro com seu jeito temperamental. Ah...e a cena na "Fortaleza da Solidão", em que usa uma t-shirt...bueno...deliciosamente "geek" ;)
Há mais humor, cortesia Lex Luthor, Otis e Miss Teschmacher, tempo para explicar cenas como a forma que Superman recupera seus poderes após tornar-se "humano" e um pecado, na minha opinião: a opção de usar uma solução vista em "Superman" perante um problema.
Não sei até que ponto, usar algo que acontece no final do primeiro filme, é plausível para o segundo. Talvez os comentários do realizador, possam explicar o porque desta solução. Até lá ou até que alguém que tenha visto o filme me explique, fico com este "amargo de boca".
História com final feliz e ainda bem. Mr. Richard Donner bem mereceu tal prenda. 
Se era fã, mais fiquei.
Deixo duas ligações que ajudam a entender este processo, 26 anos depois. Parte1 e Parte 2.

this is "not" happening

Acabou. LCD Soundsystem acabou.
No mundo da música, a palavra "fim", deixou de ter sentido. Mesmo que um dia mais tarde volte, é um tipo de nostalgia que, sendo eu um fã de música com pouco interesse nos dias que correm, nunca chega a ter o brilho de outrora.
Sim, estou chateado com James Murphy. Por ter acabado com a banda e por ter tocado exactamente "só" uma hora no Festival Alive de 2010.
O último concerto da banda aconteceu este fim de semana no "Madison Square Garden", em Nova Iorque. Diz quem viu, foi emotivo e único.
A "pitchfork" publica um extenso trabalho dedicado à banda para mais tarde recordar que um dia "lcd soundsystem was playing in my house, my house..."

sexta-feira, 1 de abril de 2011

ide povo, ide...

...ao anigamix!!

despertar

O "alternative prison" é dos meus blogues favoritos.
A forma tão "terra a terra" como passa a mensagem, a capacidade e vontade(tem acompanhado os torneios de bd norte-americana e européia?)que o Gabriel aplica a cada texto, se não faz aumentar a paixão pela bd, deixa no mínimo uma pessoa curiosa.
Este gosto pela 9ª arte lhe proporcionou, mais uma vez, a oportunidade de transpor para uma folha de papel uma de suas histórias.
A primeira parte do conto, eu conto. As outras neste despertar.