quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

carlos pinto coelho(1944-2010)

Tenho uma história muito pequena, mas significativa no que refere ao respeito que tantos, como eu, nutre por Carlos Pinto Coelho que esta quarta, aos 66 anos, morre vítima de ataque cardíaco.
Nos tempos de Rádio, meados da década de 90, lia, ouvia conversava muito com o Zé(que com meu primo Sdiney(em tempos e locais diferentes)incutiram esta paixão pelas artes)sobre eventos que a cultura produzia para mais tarde colocar "no ar" da Rádio Limite de Castro Daire.
Todos os dias ligava a tv para ver o "Acontece". Mais que um magazine cultural, passava a ser também, um "aliado".
Carlos Pinto Coelho teve a brilhante idéia de levar o "Acontece" às rádios locais e após conversa com a direcção da "Limite" na altura, entrei em contacto com ele para "dois dedos de conversa" que foram encantadores.
Creio que a "Rádio Limite" fez parte do primeiro lote de Rádios Locais que aderiram ao programa. Foi ouvi-lo dar a notícia de noite para logo no dia seguinte, tratar de por a "tv dentro da Rádio".
Perdi o contacto com este passado que me encanta, mas na minha despedida oficial, em 2003, "Acontece" na Rádio Limite, era uma realidade.
Não, não sou um apaixonado pela leitura como ele, nem era a razão pela qual via seu programa, mas "vivia", partilhava a mesma intensidade de querer divulgar e levar à todos e para todos os cantos, notícias que à partida nunca teriam espaço. Se a isto adiccionar a palavra "interior do País", torna-se mais evidente a força motivadora que Pinto Coelho transmitia.
À distância, foi uma "inspiração" e felizmente, ainda que por breves segundos, pude lhe dizer isso :)

2 comentários:

josé alberto lopes disse...

bons tempos esses, do "raio x da semana". a música, as entrevistas, a retrospectiva informativa da semana. valeu a pena. foi uma experiência bastante enriquecedora.

tadeu disse...

ola zé.
foi e prevalece. algo que a memória nunca irá trair :)