sexta-feira, 18 de junho de 2010

major alvega

Há cerca de 10 anos atrás, estreava no pequeno ecrã da RTP, um programa que em poucos segundos, conquistava minha atenção(e coração): "Major Alvega".
Apesar da sua curta duração(2 temporadas)recordo com saudosismo, uma das melhores produções feitas em território nacional.
Miguel Carriço vivia o lendário piloto luso-britânico da RAF (Royal Air Force), Major Jaime Eduardo de Cook e Alvega, famoso pela coragem e audácia, no cumprimento de missões de alto risco, durante a II Guerra Mundial. As suas aventuras irão colocá-lo em confronto directo com o seu maior inimigo, o terrível Koronel Von Block(António Cordeiro), e a lindíssima ajudante de campo do Koronel, Fraulein Schmidt(Rosa Bella...ah...Rosa Bella...), que vive dividida entre os seus sentimentos pelo Major Alvega e o dever"(via rtp, com ligeiras alterações).

Original, inovadora, divertida, perfeita! Se isto não bastasse, "Sir" Fernando Pessa, emprestava seu charme como o narrador de serviço, em todos os episódios. E esta hein? :0)
A rodagem acontecia num cenário com tela azul, com actores reais, para depois na pós-produção ser adiccionada os desenhos que serviam de cenário para o desenrolar da trama.
A memória e o motor de busca revelaram-se pouco produtivos(nem a página da rtp tem info sobre), pois recordo que a série ganhou prémios e se não chegou a ser nomeada, pelo menos, foi indicada aos Emmys(prémios "made in USA", dedicados às produções feitas para a tv)em 1998.
Busca por "HOP! Produção Audiovisual" outrora conhecida por "Miragem"(pertença de Henrique Oliveira, força matriz do programa)em ambos os casos, revelaram-se infrutíferos na hora de revelar o curriculum vitae desta pérola da tv portuguesa.
Uma curiosidade, pelo menos, lembro: Pedro Saraiva, vocalista dos extintos "D.R. Sax", foi um dos desenhadores/criadores, dos cenários vistos em "Major Alvega".
Na caixa de correio da emissora estatal, devem estar algumas mensagens enviadas por mim a pedir uma edição em dvd ao melhor estilo "os vídeos da rtp" e não pretendo parar de enviar :)



parte 2
parte 3

4 comentários:

Ruca! disse...

foi só há dez anos? pensava que já havia + tempo.
foi sem dúvida um marco na produção audiovisual portuguesa.
realmente, acho q merecia uma edição em dvd.

tadeu disse...

é verdade, doze para ser mais preciso.
teve um fim precoce, alterações na grelha, um habitué das tvs nacionais, mas deixou boas marcas.

uma edição em dvd seria a cereja! :)

Dora disse...

Por acaso na altura achava isto muito à frente, super moderno. Mas nunca segui porque não sou grande fan de bd.

tadeu disse...

dora,
a bd é um pormenor, o programa teve um valor que sobressai as referências.