sábado, 21 de abril de 2012

record store day 21/04

(publiquei no dia 06/04 mas é melhor puxar cá para cima)
Esta semana, depois de terminar uma sequência de sons com Bon Iver, lembro-me de comentar, na rádio, a parceria conjunta que Bon Iver e The Flaming Lips criaram para a 5º edição do "Record Store Day".
Acompanho desde o início esta iniciativa mas entre o lembrar e ter a informação completa, ficou um espaço que não foi possível colmatar e a promessa de voltar a tocar no assunto.
A pesquisa online torna-se obrigatória e dou de caras com uma página rica em termos de nostalgia e informação sobre um passado que luta para estar presente no dias que correm "contra" os avanços que a distribuição musical conheceu na última década. Mais coisa menos coisa.
Eu não fui um consumidor de Vinil. Acordei tarde para a música e quando esta passou a ser levada a sério por estas bandas, o investimento era quase todo em cd. Quando investia, no auge dos meus 12, 13 anos, era para comprar bandas sonoras de filmes. Era ouvinte assíduo de um programa de rádio dedicado às b.s.o´s e quando a mesada chegava, lá ia eu comprar um vinil do filme a ou b :)
A página do "record store day" esta cheia de histórias fantásticas focadas na experiência, gostos, dificuldades...histórias divididas entre o prazer que é segurar um vinil entre mãos em detrimento de ouvir um mp3.
Hoje, se faço um programa com as músicas que estão no computador tenho, obrigatoriamente, que buscar muita informação online. Se levo um cd, basta olhar para o encarte que acompanha este. Está lá(quase sempre)tudo.
É uma diferença brutal e resume bem como é esta paixão entre gostar de música e ouvir música.
A iniciativa nasce para combater o fecho destas lojas especializadas em vinil e conta com o apoio de diversos músicos que criam álbuns especiais para o evento ou fazem actuações nestes míticos recintos.
Em Portugal, do que consegui apurar, este ano haverá uma edição em triplo vinil para os Dead Combo e uma edição partilhada entre Bizarra Locomotiva e F.E.V.E.R mais concerto.
Segundo a página oficial, estas são as lojas nacionais que aderem à iniciativa.
Deixo alguns vídeos, info e poster oficial da 5º edição que tem como embaixador, mister Iggy Pop e The Flaming Lips a comandar a festa sonora, em vinil.
O poster
O álbum da vez(mas não é o único)
The Flaming Lips and Heady Fewends - formato duplo LP
Lado 1 
"2012 (com  Ke$ha e Biz Markie)"
"Ashes In The Air (com Bon Iver)"
"Helping The Retarded To Know God (com Edward Sharge e the Magnetic Zeros)" 
Lado 2
"Supermom Made Me Want To Pee (com Prefuse 73)"
"Children Of The Moon (com Tame Impala)"
"That Ain't My Trip (com Jim James)"
"You, Man? Human? (com Nick Cave)"
Lado 3
"I'm Working At NASA On Acid (com Lightning Bolt)"
"Do It! (com Yoko Ono)"
"Is David Bowie Dying? (com Neon Indian)"   será que Mr Bowie vai responder??
Lado 4
"The First Time Ever I Saw Your Face (com Erykah Badu)"
"Thunder Drops (com New Fumes)"
"I Don't Want You To Die (com Chris Martin)"

Outros lançamentos, com especial destaque para a parceira Mastodon/Feist nesta "grande bolacha"
O embaixador no Trono dos Tronos!  :)

Iggy Pop - Reminiscence from Record Store Day on Vimeo.


A luta continua


Este vídeo não encontrei na página do "record store day"(facebook Henrique Amaro)mas é bem elucidativo sobre o efeito que o vinil tem nas pessoas. Certo?  :)

Sem comentários: