domingo, 18 de março de 2012

john filipe + linda martini

Numa noite dedicada ao nada, resolvo ir atrás de alguns telediscos dos Linda Martini(grande notícia a contratação da banda por parte do " Festival Primavera Sound" basco. Actuam no próximo dia 31 de Maio, em Barcelona)
Sabia, li e vi algumas imagens do mítico concerto de Paredes de Coura. O que não sabia é que as imagens deste mesmo concerto estavam disponíveis num formato oficial.

Olho para o nome da pessoa que carregou os vídeos para o "you to be" e vejo: Jonh Filipe.
Penso: com estas imagens "toscas" deve ser algum amigo "artista" da banda.
Antes de querer saber mais sobre o rapaz, visualizo todos os temas disponíveis e pasmo perante forma como consegue captar a atmosfera vivida entre banda e público. Fiquei hipnotizado.
Clico em "johnfilipe999" e faz-se luz.  Realizador, ilustrador e designer. John Filipe.
O mais estranho foi ter visto uns poucos telediscos realizado por ele, quer com os Martini, quer com PAUS(inclusive elogiei(teledisco do ano)e não ter dado importância a pessoa por detrás da camera.
Eis que surge os vídeos em PDC e tudo muda.
Este rapaz tem jeito, consegue nas imagens criar uma linha entre quem faz e quem vive o momento que é um autêntico chamado ao desafio. "anda daí!". Impressionante!
Toca a visitar sua página oficial, ler um pouco sobre quem é e o que faz, visitar a página no Vimeo(para adquirir os códigos de partilha)e descobrir mais vídeos intimistas, poderosos, como estes filmados na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa, de chorar e pedir por mais(4 versões:  “Territorial Pissings”, dos Nirvana,  “Scratch the Surface”, dos Sick Of It All,  “Depression”, de Black Flag e “We’re Gonna Fight” dos 7 Seconds).

Por último, meu favorito: Linda Martini "quarto 102".
Linda Martini - Quarto 210 from John Filipe on Vimeo.

2 comentários:

Ruca! disse...

que maravilha o ambiente desse show na zé dos bois, e com essas covers todas de canções miticas, nem sei qual prefiro. talvez a de black flag.
os linda martini foram forjados num dos melhores caldeirões de influências de sempre, e é por isso que gosto tanto deles.

tadeu disse...

ola ruca!
nunca fui a esta sala, mas foi como se lá estivesse. concertos assim são raros. uma sorte do caraças estar disponível e com boa qualidade.
a versão que o hélio canta é brutal. o homem "acaba-se" na versão e a queda não foi pera doce :)
mas o esforço da claudia, a cantar o tema dos nirvana...muito bom!
foi um fds de pura overdose de linda martini. descobrir estes vídeos valeu a noite!
abraço e boa semana!!