domingo, 19 de fevereiro de 2012

o que vai mudar? pouco ou quase nada

O cinema português esteve em destaque na 54º edição do Festival de Berlim.
Miguel Gomes e João Salaviza, dois jovens realizadores que em nova empreitada cinéfila, elevam o cinema feito em Portugal num exercício feito para não ter fronteiras.
A politicagem já elogiou, mas os cortes, em qualquer área cultural continuam e todos temem a falta de apoios.
Talvez estes prémios garantam apoios a nomes que se destacam no meio, talvez aposte-se numa nova esperança, mas o cenário, é de todo imprevisível.
Seja como for, e nem sei se "nova vaga de realizadores" se encaixa bem no texto, é um destaque importante.
Do João Salaviza, pouco ou nada sei. Primeiro contacto foi com "Arena", obra premiada com a Palma de Ouro, no Festival de Cannes de 2009 e agora com o Urso de Ouro nesta edição da Berlinale para melhor curta metragem(é a quarta curta-metragem que realiza. para quando o primeiro longa?).
Do Miguel Gomes, sei um pouco mais. Sempre acompanhei sua escríta como critico de cinema no Blitz e no Público. Recordo bem sua estreia por estas andanças com "Entretanto" onde militava a mui tímida Mariana Ricardo, vocalista dos Pinhead Society, em 1999.
Outra nota sobre "Tabu" é a presença de Ana Moreira. É um amor de perdição por estas bandas. Culpa daquela estreia inquietante em "Os Mutantes" de Teresa Villaverde. Nunca mais perdi-lhe o rastro. Feliz por vê-la num filme agora premiado.
Com este, assunto arrumado. O crítico vira realizador. Corrige(ou se espalha)na arte que sempre "opinou"(agora só falta ver o comentador desportivo que vingará como treinador vencedor no futuro próximo. hum...talvez não :) )
Bueno, Berlim verga-se ao cinema português. Enquanto isso. no país real...
Reportagem no Público.
Curta "Arena"

2 comentários:

Pedro disse...

Infelizmente nada vai mudar. É óbvio que o caso do cinema português é gravíssimo por ser o nosso cinema. Mas o mesmo também se passa com muito bom cinema independente feito por este Mundo fora e que nunca chega a uma misera sala de cinema.
Depois queixam-se que a pirataria lhes estraga o negócio.

tadeu disse...

ola pedro.
é verdade. ainda ontem o salaviza comentava o facto de nenhuma tv exibir um filme do miguel gomes. por outro lado, tivemos "o guarda costas" na tv...isto diz muito do actual cenário.
mas é para celebrar. estes rapazes tem jeito para a coisa e sem influências, conseguem criar obras importantes. que assim continue.
abraço, boa semana para ti também :)