quinta-feira, 31 de março de 2011

l princepico

"...Maria José Pereira, responsável pela edição do livro e editora da divisão de banda desenhada da ASA, explicou que o objetivo da edição de “L Princepico” é, “por um lado, dar a conhecer a língua mirandesa, que as pessoa geralmente ouvem falar mas que não têm visto escrita e, por outro lado, tornar conhecidos os personagens numa outra versão”(via ionline)
Como se diz muito bom em Mirândes?

looney tunes

Não sei de que forma a pequenada vai receber estes novos desenhos dos "Looney Tunes", a ser exibido a partir de Maio no canal "Cartoon Network". 
Para um graúdo, espera-se o mesmo tipo de humor "patife" onde um trama o outro, constantemente.
A imagem, pelo menos em "Coyote e Road Runner", tem uma abordagem mais..."estilizada". O traço esta lá, mas nada a ver com a criação do grande Chuck Jones. 
Se não funcionar, bem, não será preciso procurar muito para encontrar o original.
 

terça-feira, 29 de março de 2011

the big lebowski 2

Mais uma investida da trupe "funny or die".
A convidada da vez é Tara Reid, a "Bunny Lebowski" do clássico dos irmãos Coen, a interpretar todos os personagens do filme, excepto sua personagem(se é que alguém lembra dela no filme... :) )
Felizmente o resultado final não vai convencer ninguém a fazer um continuação "a valer". Amén!

segunda-feira, 28 de março de 2011

waking all star bloody sunday beauty ou o pior título para um post

Levantar lavar os dentes comer lavar roupa abrir janela almoçar ver filme caminhar tomar café comer ver filme jantar ver filme lavar os dentes dormir acordar voltar a deitar acordar lavar dentes comer ver fringe comer ver house tomar café deitar ver filme blogar. 

Ano passado, um documentário despertou minha atenção não fosse ter como pano de fundo a "Disney".
"Waking Sleeping Beaty", de Don Hahn, teve espaço neste cantinho duas vezes: num rabisco e noutro animado
Hoje pude ver esta obra delicada e acima de tudo, educada porque quando os créditos finais surgem e sendo "ego" um dos maiores problemas que paira sobre "waking sleeping beauty", a possibilidade de tomar partido, via "roupa suja", seria muito fácil não fosse o tom correcto que este ostenta em cerca nos seus 85 minutos de duração onde é ténue a linha entre " o belo e o feio".
Não deixa de ser uma obra sobre Gestão e seus Recursos aqui, na "pele" de animadores da Disney.
Deixo duas ligações: uma via Disney outra via Sapo que faz um artigo elucidativo sobre esta pequena pérola.
Impressionante, no mínimo.
Quando pela 1ª vez vi "Bloody Sunday", de 2002, não estava para ai virado e mudei de canal. Tempo vai tempo vem e nada de ver o filme(depois, só a pescar com rede é que encontro a premiada obra de Paul Greengrass).
Fi-lo hoje e ainda bem porque não só fui capaz de entender a dimensão do filme como, via internet, foi possível ter acesso a diversas imagens e textos da altura que antes, seria mais difícil de obter.
Vencedora de vários prémios, entre os quais o "Urso de Ouro" de Berlim, "bloody sunday" é a reconstituição dos factos que levaram à morte de 13 civis, e que feriu outro tanto, pela mão dos Militares Ingleses de forma negligente sem que no final, nenhum destes fossem incriminados pelos seus actos, o que levou que a luta pelos Direitos Civis, manchada de sangue, fosse reivindicada pelos Irlandeses com muita ira despertando o movimento armado I.R.A.
A montagem ofegante, a fotografia "tosca", a realização "camera na mão" e a sensação de estar no local, quase dez anos após sua estreia, impressiona.
As filmagens decorreram na cidade de Derry, Irlanda do Norte, no mesmo local onde este "Domingo Sangrento" aconteceu. Uma reconstituição de época, pelas fotos que pude ver, repleta de veracidade. Difícil imaginar o que as pessoas que viveram este dia sentiram durante as filmagens.
Conheço algumas obras de Paul Greengrass, tem pulso no cinema de acção, mas faltava descobrir esta película e um pouco mais desta história que a canção tornou popular.
Ligações sobre este fatídico dia não faltam. Fica esta do "the guardian" que explica, passo a passo, a movimentação dos militantes e das tropas britânicas.
(adoro este poster...)

Dividido entre 12 edições entre 2005 e 2008, "All-Star Superman", do escocês Grant Morrison(bendita sejam as legendas, alguém já ouviu este senhor a falar?)ganhou uma versão animada em 2011 lançada no passado mês de Fevereiro.
Não conheço a bd, infelizmente. As imagens que vi, revelam traços de um Superman robusto, porém, afável, delicado e no filme, certamente, isto é conseguido.
A história leva o carimbo "meio-termo". Gosto de algumas coisas, definitivamente não gosto de outras e para ser mais claro no que escrevo, digo com isto Sansão e Atlas.
Estranhei, e muito, a forma física escolhida para retratar a mãe do Homem de Aço. Parecia ter saido de uma obra de Hayao Miyazaki, não que a referência seja má, pelo contrário, mas parecia fora do contexto(presumo, também ela adaptada da bd).
No final, uma certeza: a vontade de querer conhecer a obra aumentou. Tem de ter algo mais não fosse "All-Star Superman" ganhador de um "Eisner", um dos prémios "mor" da bd.
"paper heart" e "despicable me" completam o lote, mas ganham "só" uma menção honrosa.

domingo, 27 de março de 2011

amy adams lois lane

Não estava nada a contar com a escolha de Amy Adams(que em 2012 encarnará Janis Joplin no cinema) para ser a próxima "Lois Lane"(divulgado esta tarde via "hero complex")
Talvez a cor do cabelo seja responsável por esta surpresa(nunca lembro que existem perucas e tinta para cabelos...).
A produção de "Superman" tem escolhido o Domingo para divulgar nomes para o novo filme. Esperava o nome do vilão, mas eis que surge da "mocinha" do filme.
No problemo por estas bandas. A escolha é excelente e num dos pormenores mais interessantes que li nos comentários, é a diferença de idades entre Lois e Superman, o que confere, "na vida real", com a diferença de idades entre Amy Adams e Henry Cavill.
"Superman: Man of Steel", nome provisório, tem Christopher e Jonathan Nolan + David Goyer + Zack Snyder, na produção. Excelentes porta-estandartes, de respeito, na transposição da bd para o cinema. Se há alta expectativa à volta disto, não é para menos.

futre

Futre já deu muitas coisas ao futebol, inclusive Conferências de Imprensa e o Ministro da Suiça, não quis deixar passar o momento
nem o Rui Unas.
Qual o melhor...sem falar no original, claro...
Rir é tão bom...   :)

sábado, 26 de março de 2011

kneel before viggo

Falta pouco, falta pouco...

beirut canta "o leãozinho"

A Organização "Red Hot", através da publicação de álbuns com diversos convidados, continua sua luta para angariar fundos na luta contra a SIDA.
A edição da vez chama-se "Red Hot + Rio 2" e tem como excelente cartão de visita " O Leãozinho", original de Caetano Veloso, cantado por Zach Condon, o mentor do projecto "Beirut".
Sua versão tem um tom festivo que ao juntar ao seu "sotaque tupiniquim", torna este tema  maior.
Outras notas neste ovo mexido, onde é possível ouvir o tema na sua versão final. No entanto, deixo esta versão, mais contida,  filmado por fã.

Portugal teve o sua contribuição Lusófona com a edição de "Onda Sonara: Red Hot+Lisbon", em 1998.

sexta-feira, 25 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

what´s wrong with adamantium?

Já sei porque Darren Aronofsky abandou o projecto "Wolverine".
Trocou o "adamantium" pelo "titânio"...

quinta-feira, 17 de março de 2011

ora porra!

Darren Aronofsky não irá realizar "Wolverine", baseado na BD escrita por Frank Miller e Chris Claremont.
Ler isto, é como levar com as garras do próprio Wolverine num lugar que recuso aqui escrever.
As razões são pessoais mas cá para mim o rapaz, que sempre penou para fazer um filme, não deve ter gostado muito de tanta facilidade por perto. Enfim...decreto aqui o fim do filme...
Informação "retalhada" neste ovo coalhado.

terça-feira, 15 de março de 2011

segunda-feira, 14 de março de 2011

funko como le gusta!

Estes brinquedos da "Funko" são um mimo!
Depois da sobrinha ter escolhido, entre vários peluches, um boneco do "cabeça-de-teia", não só o futuro é risonho, como a escolha das prendas também...para ela e para mim :)


     

super

Em "the defender" o herói usa uma fita cola para criar seu uniforme para combater o crime.
Em "kick-ass" o herói compra um fato de mergulho verde para combater o crime.
Em "super", é na vida doméstica que surge a resposta na luta contra o crime. Tem uma "side-kick" marota, com garras de Wolverine, bem, falta um "dedo"(1:41), mas quem a pode culpar? :)
Ah...e tem Liv Tyler.
Combater o crime é o que está a dar e Rainn Wilson acaba de ganhar um apoiante!

domingo, 13 de março de 2011

o bom, o mau e o pateta

Pequenada, saiam da frente porque este "Rango" é dos graúdos e é perfeito! :)
O lagarto com pescoço torto, a águia com bico personalizado, a cobra malévola, a tartaruga, os habittantes de "Dirty Town" e um Espírito do Oeste que...bueno, melhor ver. Fiquei fascinado com os traços nada convencionais de cada personagem, por hora, pareciam "marionetas" de tão reais.
Aliado a isto, vozes fortes como Bill Nighy, Ned Beatty e o "camaleão" Johnny Depp que, entre outros, dão vida a este projecto inusitado, porém, surpreendente.
Gore Verbinski, na primeira incursão pelo mundo da animação digital não decepciona, aliás, aproveita  para homenagear  filmes do "Velho Oeste" e aplica um sem número de referências cinéfilas que passeiam entre obras que fez, outras com Depp, Coppola e até um momento "Spider-Man", para citar algumas. Um mimo para quem ama cinema.
Servido ao som de um narrador "mariachi" com um certo desejo mórbido, as dúvidas existenciais de um Camaleão "pateta" que quer ser actor mas que, de repente, tem a esperança dos habitantes de uma cidade em suas mãos, ou goela, se preferir, dão o mote as mais diversas situações em 107 minutos de bom e animado cinema   ;)  
Queria poder escrever "ignorem as legendas", mas é um pouco difícil. A pessoa que o fez devia estar empolgada...deve ter entrado no espírito e brindou-nos com algumas palavras em castellaño  :)

dear mr vader, i need a favor

pam pam pam PAM pam pam PAM pam pam...

sábado, 12 de março de 2011

anigamix

A Exponor recebe, até onde percebi, a primeira convenção dedicada ao universo da BD, Anime e baratos afins, o "Anigamix"(obrigado Paulo)
Se Matosinhos é logo ali, eis uma boa razão para sair de casa no final deste mês.

"O ANIGAMIX celebra a banda desenhada, a animação, os videojogos, o cinema e a televisão e a cultura japonesa, que têm ganho cada vez mais adeptos entre jovens e adultos portugueses.
Durante quatro dias, a EXPONOR recebe as mais variadas actividades, para todos os gostos."
Autores Convidados
Filipe Melo
I.A Dog Mendonça e Pizzaboy, I'll See You In My Dreams, Mundo Catita

Filipe Pina
BRK, Under Siege

João Mascarenhas
Menino Triste, Butterfly Chronicles

Rui Ricardo
Sonho Sem Fim, Superfuzz

Expositores presentes
O Lobo Mau | PressPlay | Oblivion Shop | Naraneko| Invicta Indie 9 Arts | Kuri Kuri Shop | Anjos Urbanos | Ekstra Shop | Warner Bros

Actividades
Oficina de Artes Marciais Japonesas | Lohan Tao Kempo Chinês, por Koji Azevedo | 31 de Março
Apresentação de Visual Novel | Por Luís Ferreira | 31 de Março
Cerimónia de entrega dos VIII Troféus Central Comics | Por Hugo Jesus e Daniel Maia | 2 de Abril
Concerto J-Rock com Yoshi O Puto Dragão | 2 de Abril às 15h30
Oficina de Língua Japonesa | por Inês Rocha | 2 e 3 de Abril
Oficina de Guionismo para TV e Cinema | Por Filipe Melo | 3 de Abril
Oficina de Balonagem e Legendagem Digital | Por Hugo Jesus | 3 de Abril
Oficina de Fotografia | Por Vânia Santos | 3 e 4 de Abril
Apresentação e exposição dos álbuns «As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça» e «Pizzaboy 2» | De Filipe Melo e Juan Cavia
Apresentação e exposição de «Butterfly Chronicles» | De João Mascarenhas
Exposição de BD «O Sonho Sem Fim» | De Hugo Jesus e Rui Ricardo
Exposição dde Ilustração | De Pedro Pires
Prémios PressPlay - Produção Nacional de Jogos 2011 | Por Diogo Stuart | 3 de Abril
Karaoke Japonês | 2 e 3 de Abril
Salão de Visual Japonês - Hairstyling | Por Anjos Urbanos | de 31 de Março a 3 de Abril
Concurso de Cosplay | 3 de Abril

Outras actividades
Oficina de BD e Ilustração
Concurso de Desenho/Ilustração
Oficinas de Origami
Projecção de Filmes de Animação
Zona Comercial
Concerto de 8 Bits
música de animação, videojogos, cinema e televisão
Torneio de Videojogos
Oficina de Pintura Digital
Workshop de Cinema
Quiz Geek
Oficina de videojogos
Restaurante Japonês

wagner moura

A melhor notícia da semana por estas bandas foi a confirmação de que Wagner Moura, um dos melhores actores tupiniquins, irá estrear numa produção "made in Hollywood".
Com formação académica em Jornalismo, deixou-se levar pela paixão de actuar e os cinéfilos, agradecem. Algumas novelas pelo meio e a certeza do que faz, faz com distinção.
"Tropa de Elite" estabelece popularidade além fronteiras e o segundo filme não só serve o actor, como também o realizador, José Padilha, contractado para uma nova abordagem ao filme "Robocop", de 1987.
Em "Elysium", de Neill Bloomkamp(do competente e surpreendente "District 9"), fará o "mau da fita" e terá pela frente actores como Matt Damon e Jodie Foster.
Eu cá digo, nada mal para começar.
Março de 2013 é o tempo que dura a senha. Espero sentado, pero, animado. Muito!

life after lost

As cinzas ainda mal assentaram e a "EW" não consegue deixar "LOST" em paz(para o escriba foi uma das melhores fontes de informação e interpretação do programa)   :)
Vai dai, toca a reunir parte do elenco e cérebros por detrás do programa para saber de que forma este mudou suas vidas e planos para presente e futuro.
Isto de esperar por celebrações de 20, 25 anos disto ou daquilo não faz parte do editorial da "entertainment weekly".

sexta-feira, 4 de março de 2011

famous objects from classics movies

Ora aqui está uma boa diversão para os próximos dias. Se não gosta de pular o Carnaval, podes pular para a próxima pergunta caso não acertes a qual filme pertence o objecto apresentado na imagem.
O jogo chama-se "famous objects from classic movies" e só não vou na terceira imagem porque ainda não descobri a segunda :)

quinta-feira, 3 de março de 2011

deolinda vs deolinda

Dia 12 de Março, via Facebook, foi convocada uma manifestação para levar o povo à rua, um pouco inspirados pela canção dos Deolinda "que parva que eu sou", elevando estes a categoria de "bestiais".
Resta saber se a malta vai comparecer e se no final, é "movimento perpétuo associativo", também dos Deolinda, que tomará conta da garganta do povo elevando estes a categoria de... "bestas"  ;)

terça-feira, 1 de março de 2011

a arte da pixar

A história da Pixar é feita de pixéis, mas para lá chegar, não dispensa uma folha de papel, um lápis, uma borracha e claro, arte, muita arte :)
"toy story"
"bug´s life"
"cars"
"monster´s"(favorito!)

"ratatouille"
"up"
"wall-e"

animação na pixar

Este lugar cria maravilhas.
Deste lugar, dizem maravilhas.
Mais um oscar para a conta via "Toy Story 3"

I yam what I yam

Esta pérola sempre impressionou pela escolha perfeita dos actores principais, Robin Williams e Shelly Duvall, mas o resultado final ficou aquém da expectativa.
Enquanto vasculhava algumas animações que marcaram a infância(boquiaberto como há tanto material, tantos episódios inteiros dos desenhos que mais curtia no "you to be")e embalado pelo rumor que de Williams estará no terceiro "Batman" de Christopher Nolan(já trabalhou com ele em "Insomnia")redescubro esta adaptação do clássico animado feito pela mão do malogrado Robert Altman.
Vaga memória do filme, acredito sequer ter visto o final, mas pergunto-me como seria se um filme novo do marinheiro movido à espinafre nos dias actuais.
Brutus em "CGI"? Captura de movimentos? Mudariam o espinhafre por um legume mais actrativo? McDonaldo ou Burgen King na corrida pelo patrocinio do filme?
Mais um para a lista dos filmes que "vi mas não lembro patavina"