segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

o que vem por ai (não convence?...)

Como é habitual por estas bandas, no final ou início do ano, uma "vista aérea" de alguns do títulos que marcam a cena musical e cinéfila de 2011(por cá, apesar da estreia em 2010 por terras do "tio Sam" aguarda-se ansiosamente "Black Swan", "Tron: Legacy", "Blue Valentine" e "True Grit").
Outros "o que vem por ai", admito, eram mais férteis em informação. Este ano...madresita...  :)
Jon Favreau, realizador(e actor)da franquia "Iron Man", disse que 2011 seria "uma batalha de sangue" e a julgar pela lista que serve de fonte a este texto, talvez tenha razão no que disse.
Como nota, para descobrir o cinema alternativo que apaixona, a descoberta, o "passa palavra" continuará a ser a melhor forma de descobrir o que há de novo nesta categoria onde "On the Road" sai na frente.
A bd ataca em força este ano:
"The Avengers", "Thor", "X-Men: First Class" e "Captain America: The Fisrt Avenger" da "Marvel" e  "Green Lantern", da "Dc Comics" prometem batalha acesa no verão americano, ainda que, pela pobre amostra, "Green Lantern" demonstre ser um derrotado à partida.

Continuações à fartazana:
"Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2", "The Hangover 2", "Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides", "Cars 2", e lá mais para o final do ano, "Happy Feet 2", "Transformers 3", "The Twilight Saga: Breaking Dawn" e "Mission Impossible 4", são algumas das continuações que prometem um significativo aumento do colesterol, via pipoca, nas salas de todo "el mundo".

Expectativas:
"Cowboys and Aliens" e  "Reel Steel", dentro deste pacote "pop", prometem surpreender e junto com "Rango", "SuckerPunch" e a nova comédia dos irmãos Farrelly, "Hall Pass", aguçam a curiosidade do escriba. A mesma curiosidade ronda o regresso da franquia  "Scream", pela quarta vez, pautado pela faca, quer dizer, mão do homem que popularizou o género e fez do mesmo, uma comédia, Mr. Wes Craven.
"Your Highness" não convenceu muito em termos de trailer, mas quando um filme consegue juntar no mesmo espaço Natalie Portman, James Franco e Zooey Deschanel, a aquisição do bilhete com antecedência, é uma dado adquirido.

Hum...gostaria de ter mais filmes alternativos para comentar, mas a fonte é parca em informação. Os Festivais de Cinema que agora decorrem, pouco a pouco, ditarão quais filmes "indies" a ter em conta.
O novo de Kevin Smith, "Red State"(o primeiro filme de terror do realizador de "Dogma") apesar de não ter distribuidor, bem pode ver a luz do dia em 2011. Se assim for, o escriba deixa a agenda em aberto.
Walter Salles, responsável pelo encantador  "Diários de Motocicleta" regressa com "On the Road". Sem data confirmada, tudo indica que este filme, baseado na venerada obra de Jack Kerouac com o mesmo nome, venha a ser um potencial "papa prémios".Viggo Mortensen esta no elenco principal.

Nem Disney, Dreamworks ou Pixar chamam atenção desta parte no que diz respeito as animações mas sim o universo de Jim Henson que ganha vida no grande ecrã pela mão de Jason Segel("how i meet your mother")com o lançamento, em Novembro, do filme "The Muppets".

Outros lançamentos previstos podem ser consultados nesta página

No cenário musical anglo-saxónico(para Portugal, lista do género, como sempre, só de concertos...), a fonte do costume não oferece, como em outras vezes, grandes respostas.
Deixo alguns nomes que agradam o escriba, outros nomes e respectivas datas de lançamento, na página do costume.
-Mogway(oba!!)
- PJ Harvey
- Social Distortion
- Cut Copy


nota: na ligação dos concertos para este ano em Portugal, a "blitz.pt" era à partida, a ligação a ter em conta. este "pt.yeah" informa que Arcade Fire estará na edição deste ano do Super Bock/Rock, na Praia do Meco.  Verdadeiro ou Falso? hum...

4 comentários:

Loot disse...

O super bock está a formar um cartaz interessante, com Strokes e Portishead já confirmados. Se a eles se juntar Arcade Fire (depois do triste cancelamento, mas já previsivel) temos festival sim senhor.

Já agora o Cowboys and aliens também é adaptação de BD, ninguém os pára agora lol.

De todos tenho Black Swan no topo dos mais esperados.

Abraço

tadeu disse...

buenos dias loot!
sei que "cowboys and aliens" é bd, mas não pesquisei editora e algo me diz que não é marvel ou dc :)

nunca tinha ouvido falar da página pt.yeah.
se confirmar, vai valer a pena ir ao meco.
há que fazer frente a "everything is new" que desde o alive, tem roubado as atenções.

black swan, estou mesmo a ver, vai estrear em poucas salas e nada perto de casa(nada é perto de odemira :) ). é ver este e começar a esfregar as mãos para ver aronofsky a fazer as unhas ao "wolverine" :)
boa semana!!

Anita disse...

Arcade Fire no SPSR era qualquer coisa de extraordinário :D

Quanto aos filmes: "Black Swan", "Blue Valentine" e "Somewhere" lideram a inha lista de "filmes a salivar" :D

tadeu disse...

anita!
como pude esquecer do "somewhere"...estava por ai ;)

como referi ao "loot", desconhecia esta página.
mas agora, pensando bem, pode ser uma afirmação falsa porque a empresa "everything is new" tratou do concerto do pav atlântico e se de repente, passasse para a empresa "música no coração"...sangue à vista :)
bueno, venha a banda, com preço acessível para todos e que não haja bons concertos a mesma hora, no mesmo local ou noutro sítio qualquer :)
excelente semana!!