segunda-feira, 1 de novembro de 2010

laranja "manual"

Há pouco mais de um ano, fiz uma nota sobre, "Bronson", muito pouco. O trailer despertara interesse mas a bem da verdade, passado todo este tempo, só ontem resolvi conhecer a história do prisioneiro mais famoso da Inglaterra, Michael Peterson ou, como o próprio gosta de ser chamado "Charles Bronson".
O filme tem argumento quanto baste para valer a visita, mas o culpado por acelerar este processo é o actor que dá vida a esta personagem, Tom Hardy.
Quando vi as primeiras imagens deste filme, mal reparei em seu nome, sequer fiz grande pesquisa. Foi preciso "Inception" e estar ligado ao novo "Batman", ambos de Christopher Nolan, para consultar a bíblia "imdb" e tentar entender quando surgiu tanto interesse por este britânico de 33 anos.
Depois de ver "Bronson", fica fácil perceber de onde vem tal magnetismo. Desempenha um papel insano e no limite entre o físico e o mental.
Não serei o primeiro, nem o último a citar "Laranja Mecânica", de Stanley Kubric, como base de construção para este filme, as referências estão ali, sem vergonha alguma de serem notadas. O jogo do gato e do rato é que é diferente.
Se o "actor" do momento lhe desperta curiosidade, tem aqui um bom começo(e há boas surpresas no seu currículo)

Nota pessoal: não conheço o sistema prisional da Inglaterra, mas quero crer que esta figura, num outro país qualquer, não teria sua vida transformada em filme...

2 comentários:

Dora disse...

Por acaso nunca ouvi falar...

tadeu disse...

ola dora!
na altura o trailer despertou minha atenção, mas deixei passar.
com "inception", o interesse em tom hardy aumentou e acabei por ver o filme.
gostei, mas para facto verídico, tem uns contornos estranhos.
tens de ver e depois falamos :)