quarta-feira, 18 de março de 2009

watchmen


Depois de tanto falar sobre "watchmen", só faltava ver o filme. Oportunidade esta, que aconteceu hoje. Caramba, até que enfim :0)
Desde 89 que leio sobre cinema com outros olhos. Meu primo Sidney levou-me para ver "Batman" do Tim Burton e na mesma noite apresentou-me algumas revistas de cinema.
A paixão dele, passava a ser minha e desde então, amo "gastar" meu tempo com a sétima arte.
Sou capaz de ter em casa, alguma revista deste tempo que cita algo tipo "watchmen vai ser adaptado ao cinema...". Já lá vão 20 anos a conviver com esta hipótese.
Por mais familiar que fosse ouvir falar desta bd, nunca despertou curiosidade. Em nenhuma bd sequer, algo que mudou em 2003, quando descobri "Sin City" do Frank Miller.
Li há pouco tempo a obra de Alan Moore, troquei vários mails com o pessoal da Devir e da BD Mania, perguntado coisas sobre, principalmente se havia uma edição em português do mesmo.
Aproveito para dizer que dificilmente algum dia haverá tradução em português de Portugal, porque os direitos estão reservados para o português do Brasil(isto é tão estúpido...).
O tempo passou e da perseverança, paixão de fãs da obra, nasceu o desejo de dar vida aos personagens criados por Moore e Dave Gibbons. A trupe que fez isto, tem aqui minha admiração total pelo resultado final.
"Watchmen" é quase uma obra-prima. Creio que será na totalidade quando o dvd for lançado porque, como já aqui foi referido, terá uma duração de quase ou mais de uma hora o que influenciará com certeza a forma de ver o resultado final conseguido por Zack Snyder e exposto hoje nas salas de cinema.
Tarefa árdua resumir 12 longas edições em papel num filme. A abertura do filme, mostra o quão genial Snyder é. Concentra muita informação nos minutos iniciais ao "matar doze coelhos com uma só paulada".
A montagem do filme deve ter sido uma dor de cabeça porque nela reside a força e fraqueza do filme. Há muita informação e como ser linear perante isto?
A violência explícita pode chocar até um fã (como eu)habituado a imagens cinematográficas mais grotescas, mas aos olhos de um Rorschach, nada mais justificado.
Mas "watchmen" é um filme de detalhes. De todas as adaptações de bd que conheço e passou para o grande ecrã, esta talvez seja a quem mais tem para oferecer.
É impressionante o grau de fidelidade atingido.
"Sin City", para dar um exemplo, consegue e é fiel, mas a "facilidade" que os desenhos a preto e branco característico desta bd, em nada se comparam com as cores, referências que "watchmen" tem para oferecer.
Passei a maior parte do filme a dar importância aos detalhes que a história propriamente dita e isto, não é desmerecer a mesma.
Os actores estão impecáveis.
Billy Crudup como Dr Manhattan dá uma profundeza ao personagem somente com sua voz.
Jackie Earle Haley e Patrick Wilson, que já haviam trabalhado juntos no mui belo e intenso "Little Children" estão perfeitos como Rorschach e Nite Owl, respectivamente.
Wilson aliás, começa a ser, cada vez mais, um dos meus actores favoritos. Tudo começou com "Hard Candy". Vale a pena estar atento a este rapaz.
Seu personagem bd/filme é, para mim, o melhor. Caracterização, olhar, sentimento. Na visão de espectador, seria ele o meu representante.
Sim, adorei o filme e respeito a mudança final.
Numa adaptação tão arriscada para o grande ecrã, optar pelo final da bd poderia ter imagem e resultado caricato.
Meus vizinhos amorita e alternative prison também tiveram oportunidade de ver o filme. Como gosto do que escrevem, empurro-os para estas bandas para dar mais cor ao texto.
Ver o filme é uma experiência única. Se seu cérebro ficar entortado, goste ou não, valeu a ida ao cinema.

4 comentários:

Red Dust disse...

Este está na lista. Como não podia deixar de ser. Não sei é para quando... :)

Gostava de ler a BD em português. Mas, infelizmente, além dos ditos problemas de direitos, a BD por cá escasseia de lançamentos. Mesmo a parceria Asa - Público (talvez o que há de mais activo por cá) insiste em lançar livros ou colecções mais que 'batidas'. É mudar a capa e já está... :)

Abraço.

na outra banda disse...

red: quando der, aproveita. tem sido interessante ler e ouvir alguns comentários sobre o filme.
a panini brasil vai enviar lançamentos sendo a bd mania a distribuidora oficial. não sei o que há reservado para "watchmen" mas o que comentas, também é mau.
abraço!

Anita disse...

eu já repeti a experiência pela segunda vez e mais uma vez saí maravilhada!!!O Jackie Earle Haley está fantástico!! E aquela sequência inicial é de ficar simplesmente sem palavras ;))

Agora tenho que ver se compro o livro dos bastidores do filme...já o andei a folhear na fnac e está muito bom!!

beijinho

na outra banda disse...

anita, fiz quase 100 kms para ver o filme, acho que não vou repetir a dose só por causa da distância...
fnac...ainda bem que moro longe, mas quando lá por os pés, bem sei o que vai acontecer :))