quinta-feira, 5 de junho de 2008

os concertos da minha vida...até agora :0)

Lamb Apesar do pontapé de saída dos festivais nacionais no passado final de semana com o Rock in Rio-Lisboa e o reavivar de memórias boas, a inspiração para este post surge após ter lido reportagens sobre o último concerto dos The Cure, no Pavilhão Atlântico, no passado dia 8 de Março.
O concerto dos The Cure, apesar de não ter visto ao vivo, trouxe uma inveja saudável, mas esta interrogação, qual o concerto da minha vida? Sim porque aquele concerto que não vi, foi memorável à distância. Quem não quer presenciar um concerto assim?
Para quem vive esta oportunidade, a felicidade começa no acto da compra do bilhete. Quer seja fácil ou difícil adquirir o papel mágico, há sempre aquela alegria juvenil que põe-nos a falar para todos os amigos: “…consegui bilhetes para ver a banda x…”
Tenho na conta pessoal, mais de 200 espectáculos contabilizados entre festivais ou concertos em salas fechadas, com um único artista. Feliz oportunidade!
O que faz um concerto especial, o que nos leva a dizer: foi o concerto da minha vida!
Bom, eu já disse isto uma poucas vezes :0)
Rage Against the Machine no Super Bock Super Rock.
Jon Spencer Blues Explosion no Festival Máres Vivas e à borla! Sigus Rós no CCB, tantos grandes concertos…
Beck e Ben Harper levam a medalha de ouro. Vi ao vivo estes senhores 4 vezes, cada um!
Histórias repletas de aventuras tipo ir para o Porto ver o Festival Imperial por causa dos Smashing Pumpkins e decidir no mesmo fim de semana, sem nada planeado apanhar o comboio e ir até Lisboa para ver Rage no Festival Super Bock Super Rock.
Trabalhar naquela semana foi dose :0))
Tenho com certeza muitas histórias e concertos memoráveis para recordar.
Quem não deseja ver um concerto que dura uma eternidade e repleto de emoção, de canções que todos queremos ouvir?
Na hora de escolher e partilhar no blogue, eis os concertos que marcaram até ao momento, minha vida, romaria ao momento maior na vida de um músico e de um fã destas andanças.
Ben Harper na Aula Magna:
Ben
Não era o único que começava a reparar neste Califórniano, mas aquele concerto na Aula Magna, ainda era uma “novidade” para muitos. A celebração a volta de Harper era religiosa, o silêncio era de pura sintonia. Quando regressa de uma pausa para tocar sozinho seus temas acústicos ele estava em “play” e nós em “pausa”, como se ninguém respirasse sequer! De quebra, toca “God fearing man” a canção que mais queria ouvir! No final, esperei ele sair, consegui autógrafos de todos e acompanhei-o, ou melhor, não larguei Ben Harper até ao autocarro que o levou para outras bandas :0)
Depois foi fácil de decidir, aquele momento não poderia ficar só pela Aula Magna. E assim foi, repeti a dose em três outros distintos espaços e sempre com a mesma satisfação por em 97, ter decidido sair de casa para ir até Lisboa ver um dos concertos da minha vida!

Lamb em Paredes de Coura:
ParedesPrimeiro festival que fui, foi em Coura, em 98. Primeira vez que acampava também. Regressar um ano depois era uma quase como agradecer por esta “primeira vez” especial.
Tem um palco que não deixa ninguém indiferente, um anfiteatro ao ar livre. Lindo!
dEUS, Suede, Gomez, Mogway levaram-me ao Festival deste ano. Mas eis que Lamb rouba a cena.
Durante a tarde, uma falha na organização deixa que alguns fãs assistam o sound check do grupo, estava por perto e claro, entrei no recinto dos shows. Consegui tirar fotos de todos, bem perto, ouvi algumas musicas e depois lá fomos convidados a sair do local. O melhor estava por acontecer.
Um concerto incrível, uma empatia que ninguém esperava entre músicos e público a deixar aquele anfiteatro em estado de graça. No final, esta paixão deixou Andy Barlow completamente em êxtase ao ponto de recusar sair do palco. Queria tocar mais! Resultado: entra numa cena de pugilato com o staff da organização. Não sais a bem, sais a mal. Único!
Quando regressaram no mesmo ano ao Coliseu do Porto, fui por ser fã do grupo mas acima de tudo, para ver o que tinha a dizer sobre o ocorrido e claro, foi um pedido de desculpas sentido, mas com emoção por ter tido recebido tamanha prova de amor de seu público
Morphine em Coimbra - Festas das Latas

MorphineMark Sandman sempre teve uma excelente relação com o público português e se o facto de saber a língua de Camões, ajuda, ele era dono de um carisma ímpar.
Banda atípica: uma baixo com duas cordas, uma bateria e um saxofone. Bastava para passar a mensagem.
O único concerto que vi deles não podia ter sido melhor: Três horas de concerto!!
Clássicos não faltaram, conversas também não, mas foram os encores que fazem com que este concerto figure nos meus favoritos.
Mark ao invés de se retirar para o “backstage” para descansar, não, fica sentado no estrado da bateria a olhar-nos enquanto eu fitava-o a tentar entender o que ia na cabeça daquele senhor. Minutos depois, o resto do grupo senta-se ao lado dele enquanto esperávamos pelo dito encore. Deu-nos vários. Foi para quem ali esteve, uma grande noite de festa, entre amigos!
AC/DC em Lisboa - Estádio do Restelo
Apesar do grande concerto e boas vibrações sentidas, o que tornou este espectáculo especial foi ter ganho um concurso para conhecer a banda no “backstage”.
Cinco perguntas que acertei e depois, bastava ter sorte para ser sorteado e fui. O Camera Man Metálico não nos deus as fotos. Disse ter perdido. Mentira. Um profissional como ele não ira cometer tal erro. Não foi pago pelos seus serviços e deu esta justificação. A conversa que tive com ele foi clara neste sentido…Pena. Ficam os autógrafos para recordar.
Pearl Jam em São Paulo- Estádio do Pacaembu
Pearl
Em Portugal, o azar sempre perseguiu todas minhas tentativas de os ver. Um gajo que levou meu dinheiro para comprar o bilhete e não o fez. Uma viagem para vê-los no Restelo que correu mal e mais dois concertos que por outras razões não se concretizaram.
Eis que no Brasil, enquanto passei um tempo por lá(2003-2006), após 15 anos de carreira, visitam a América Latina pela primeira vez. São Paulo foi agraciado com duas datas. Fui nas duas datas, não há fome que não dê em fartura!! :0))
Que alívio, um acertar de contas com o passado azarado por terras lusas.
Um concerto com clássicos, outro com temas não tão rodados.
E haverá sensação melhor do que ter a imagem na memória, os concertos gravados em casa(ficam disponíveis no site deles após 24/48h depois do concerto, mediante pagamento) e como a TV brasileira comprou os direitos de trasmissão, também tenho o segundo concerto em dvd!
Merece seu devido destaque neste post!!
Em 94 assisti meu primeiro concerto ao vivo: “Aerosmith”
Desde então, estes eventos me levaram a muitas bandas por este Portugal lindo e sempre com uma alegria ímpar no coração. É uma extensão da minha alma! Não sei viver sem :0)
Para continuar :0))

4 comentários:

Anita disse...

passou-me ao lado :)

E sim, neste momento estou mais verde de inveja do que o próprio Hulk...afinal de contas já viste ao vivo as duas bandas que mais venero no mundo :p

tadeu disse...

anita!
não posso queixar-me, tive uma década memorável e o esforço laboral, na hora de relaxar, tinha poiso certo: música!
qual a outra banda, smashing?

tinha-te dito que havia um comentário teu, mas enganei-me. não há nenhum :))
beijoca!

Anita disse...

Pois...eu acho que ainda não andava "por estas bandas" nesta altura :)

Quanto à outra banda, não são os Smashing...esses vi-os 2 vezes (no Imperial e no Coliseu:).

Estava a falar dos Radiohead :D

tadeu disse...

pois foi, realmente havias dito.
já deviam ter voltado há mais tempo e por mais vezes.
tem tanta banda que volta sem ninguém convidar... :))

smashing também vi no imperial :)
besito!