terça-feira, 20 de dezembro de 2011

o que vem por ai 2012

Pelo título do post, até parece que esta é a dois milésimo e décima segunda vez que o faço(pelo frete que foi lembrar como se escreve(se é que esta bem) 2012º em númerais ordinais, bem poderia ser...)mas não, é a só a terceira.
Vamos a isto!

Cinema
O calendário indica nova invasão de filmes dedicados à banda desenhada. O filão rende e nomes como Batman, Spider-Man, The Avengers vão estar a lutar não pelo crime, mas pela bilheteira mais rentável. Os fãs, estes, querem é que o que a bd criou, não seja deturpado na totalidade.
Tim Burton regressa com "Dark Shadows" e com ele, e ainda bem, seu parceiro de longa data, Johnny Depp.
Decepcção é o que sinto depois de ter visto o trailer de "the three stooges", projecto "querido" dos irmãos Farrely e uma expectativa como há muito não sentia com "Prometheus" de Ridley Scott, escrito pelo "fanboy" Damon Lindelof.
Uma febre termina com a saga "Twilight" outra começa com "The Hunger Games" e alguma viram infecções como "Paranormal Activity 4" chiça...quarto filme? Eu ainda estou a espera do "Sexta-Feira 13 parte 13"...este, não aceleram...
A quarta aventura de Scratchy e amigos em "Ice Age: Continental Drift" promete agira águas no mundo da animação, sem contar que a Pixar tem sempre uma cereja prestes a mudar o jogo e "Brave", a primeira personagem mulher a "tomar conta" de uma animação, promete encantar.
"47 Ronin" com Keanu Reeves deixa o escriba curioso no quesito acção.
Mas Dezembro, oferece grandes propostas: o regresso à Terra Média com "The Hobbit", "Lincon" de Steven Spielberg com Daniel Day Lewis(a primeira imagem com o actor caracterizado "arrepia"), o regresso de Quentin Tarantino com o western "Django Unchanted" e o visionário Baz Luhrmann com "The Great Gatsby" ganha lugar de destaque por estas bandas.
Há Sam Raimi, Joe Wright que volta a trabalhar com Keira Knightley e um senhor que tem o aviso de pré-reforma accionado: Steve Sodemberg.
As propostas, como sempre, não param de surgir. Um puxa mais do que outro, mas no final, o que queremos é ser surpreendidos por bons filmes e muitos deles, ainda precisam de uma passagem por um Festival de Cinema para ver a luz do dia.
Algumas estreias para 2012 na fonte do costume.

Música

Assim, ao longe, nomes que agradam o escriba, de montão, são estes: Pearl Jam, Sigus Rós e The Twilight Sad.
Leonard Cohen, Air, Paul McCartney, The Beach Boys(será??), Shearwater, Lambchop, Franz Ferdinand são alguns dos nomes sonantes com regresso às lides discográficas.
Curioso para ver como vai funcionar o regresso dos The Darkness. Um dois cinco anos é significativo no contexto musical, até para uma banda "pomposa" como eles.
Não vai ser possível escapar do Justin Bieber, resta saber quem será o novo produto descartável da vez.
Outros nomes sonantes e outros tantos desconhecidos, bueno, pelo menos para mim, tem a função de fazer do próximo ano, criar o escape/ambiente perfeito perante a canseira do dia a dia político.
Outros nomes outra fonte do costume.

Concertos
O aumento do iva, ainda que para 13%, pelo andar da carruagem, não fez diminuir as intenções de quem cria este tipo de evento. Aliás, continuam a nascer novos projectos e com patrocínios fortes para manter as exigências dos fãs.
Paredes de Coura será sempre o mais querido(principalmente ter sido "a minha primeira vez")e já perdeu ajuda importante da Camara, a mesma que, com a ajuda do Festival, colocou Paredes de Coura no mapa. Enfim...
O nome que mais entoa-se a quatro cantos é Radiohead. Hoje, seu lado electrónico está tão apurado que não me encanta na totalidade mas catano...esta banda diz muito a muitos e merece a posição que alcançou.
O novo Festival no Porto, com o patrocínio da Optimus(quando dios mio, quando aquela porra de anúncio do flash mob sai do ar. que inferno de publicidade...)tem pinta e promete.
O Festival do Meco irá superar-se? E o Sudoeste, distanciar-se?
Feist é uma opção que muito agrada, mas a sobrinha/afilhada(ah...que orgulho...)faz 2 anitos no mesmo dia. Vamos ver quem ganha: uma viagem de 200 kms(Porto) ou a de 500kms(Alentejo)caso for escolha.
Pearl Jam, a ser verdade, em Braga, resolve o problema. Não preciso de mais nada :)
Sim, para mim, a escolha será reduzida, mas dos "meus dedos" sempre sairá gratidão por outras fartas oportunidades. Quando dá dá, quando não dá...
Mas se uns "Paus" aparecerem por Viseu...  ;)
Bueno, carteiras, férias, dia a dia. Escolher e bem mas acima de tudo, ir para aproveitar o melhor que a música tem para oferecer: concertos ao vivo. A melhor das experiências.
A fonte do costume que faltava nesta fonte do costume.

2 comentários:

Anita disse...

Eu estou realmente a torcer por Pearl Jam em Braga :D Espero que o senhor barbudo não nos deixe ficar mal neste Natal :D

tadeu disse...

o senhor barbudo já recebeu carta, mail e se ouviu o programa na passada segunda, sabe que o assunto é sério :)
besito anita :)