sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

os golpes

Cabem aos "Os Golpes", perdição nas últimas semanas por estas bandas, a função de cuidar deste cantinho durante o fds, já que estou sempre a olhar pelo deles.

Boa tarde livre! :)

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

never sleep again: the elm street legacy

Comin´for me? Deve ser...  :)
"Child murderer. Dream demon. The bastard son of a hundred maniacs. Any way you slice it, there can only be one man, one monster, who epitomizes those words: Freddy Krueger."
Narrado assim, eu durmo pá!  :)

fringe

Das séries que acompanho, "Fringe", é "o" caso raro.
Não costumo dar segundas chances a programas que não "encaixam" no cortéx cerebral do escriba. Vi alguns episódios e nada de ficar "fringelizado" com a história(damn you chang! :) )
Duas temporadas depois, o cenário mudou tanto ao ponto, veja só, de querer rever os episódios antigos outrora ignorados.
Como nasce o interesse por algo que vai a meio, como defender a qualidade da 3ª temporada, actualmente em exibição, se mal vi o que ficou para trás?
Não sei. Encaro como "um remake que respeita o original sem complicar a vida dos novos fãs".
A ficção intrigante, dois universos que devem-não devem coexistir, um "the observer" cuja construcção feita pelo actor Michael Cerveris impressiona(frieza e compaixão arrepiante)e um romance nada romantizado, mas sim, cheio de maturidade. A actual situação do Peter e da Olivia(nota para o não uso da palavra "casal")deixa o espectador entre a espada e a parede. A forma como esta personagem feminina é tratada é "brutal"(estarei a escolher um lado?quase...).
Criado por J.J. Abrams("LOST"), Alex Kurtzman e Roberto Orci(argumento do "novo" "Star Trek") com Anna Torv, Joshua Jackson e John Noble(o execrável "Denethor" em "Lord of the Rings")que dá ao seu "Walt" uma credibilidade notável.
Não diria "morder a língua" mas tenho uma tarefa interessante pela frente: redescobrir o fascinante mundo de "Fringe"
amorita, obrigado pelo "milk-shake" :)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

diga lá, sr presidente

Manuel Vieira
Eu e a Lucy vamos ter uma filhinha, será uma fusão do nosso amor e dos nossos nomes... vamos chamá-la Vaypó Karalho!!
:)

hanna

Me gusta este poster. Me gusta ver "score by the chemical brothers" antes da ficha técnica :)

de bd, percebo eu!

vai dá prá você?

Não...vai dá prá outros...

Depois do Porto e Aveiro, Lisboa recebe hoje o último concerto de Joanna Newsom que em recente entrevista lamentou o facto de eu não estar presente. sniff sniff...  :)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

fóscar-se...

Atão não me deixam Christopher Nolan fora da corrida a melhor realizador nos óscares deste ano? Será o Baz Luhrman da vez?
"Tron: Legacy" não concorre na categoria de efeitos visuais, mas "Hereafter" de Clint Eastwood sim?
"The Town", fora da corrida(idiotas!!). "Toy Story" a concorrer em duas categorias como melhor filme. Para que?? Tomara que o melhor filme ganhe "how to train your dragon"...
O que este povo puritano viu em "the kids are all right"? Filmito básico...
"The Tourist" não foi nomeado?? Ah...francamente!
Bah...a paixão tem desta coisas, chiliques a meio da tarde...
Os nomeados via imdb

mas alguém duvída que não ficas bem a dançar no meco?

O mais certo é não poder ir, já que quinta e sexta é dia de trabalho, mas nada impede de celebrar uma boa notícia :)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

in rainbows está para a música como "red state" está para o cinema?

Hum...nã sei, mas esta comparação faz sentido por estas bandas.
Kevin Smith anda(sempre)puto da vida com a "meca" e a forma como seus filmes são tratados desde ao pormenor mais simples ao mais complicado e resolveu, com "Red State", dar um murro na mesa.
Farto de ler críticas que em nada tem a ver com o que se passa à volta do seu cinema(e atenção, aqui não puxo a sardinha para o lado dele), entendeu que sua última obra, por lançar, não deve ter campanhas publicitárias, entrevistas, nada. Porque o que há para saber, quem quiser saber, terá de ouvir os "podcast" repletos de info sobre "Red State"(suas palavras podem ser lidas nesta nota)
Após ter comprado seu próprio filme em leilão, por 20 dólares, após a exibição deste no "Sundance Festival", Smith explicou que seu filme será pago nas bilheteiras dos cinemas, numa turné delineada pela sua produtora, a "Smodcast Pictures", tendo para isso, inflacionado o preço dos bilhetes(mais info aqui)
Se este arrojado marketing pagará o filme? Quem sabe. As razões invocadas soam coerentes e no final, será interessante ver se a razão de Smith prevalece.
Enquanto a banda britânica colocava seu produto no mercado ao preço que cada um quisesse pagar(ou ficar pela módica quantia de zero euros)Smith propõe o mesmo "teste", com valores acima do praticado.
Distante destas manobras está a opinião de todos ao afirmar que Michael Parks, oferece uma interpretação arrebatadora num cenário "in extremis" violento.

abanar o capacete

Artigo deveras querido para muitos que, tal como eu, fez/faz do "headbanging" uma paixão :)

Boa semana!

sábado, 22 de janeiro de 2011

a evolução de beth gibbons

Com 12 anos
Com 25, 28, 30, 33, 35 ?? 

firts class? parece que sim...(actualizado)

Um luxo as três primeiras fotos divulgadas de "X-Men- First Class", com realização de Matthew Vaughn.
A reportagem no "hero complex"(com mais duas fotos) anda à volta do tempo que falta para terminar o filme, da correria em torno do local de filmagens(que levantou dúvidas neste post).
O realizador parece estar "aflito", mas do que lembro, foi uma decisão dele...  :)
"Emma Frost", vivida por January "mad men" Jones, requer tempo de adaptação mas a foto em que "Xavier" e "Magneto",  James McAvoy e Michael Fassbender(que dois!!)respectivamente, jogam Xadrez,  praticamente vende o filme para o escriba.

Reacções?
actualizado
Bastou uma fuga de informação, com uma foto fuleira do elenco de "First Class" cair na rede para a Fox começar a divulgar fotos oficiais e com qualidade do filme.
Na foto, "Magneto".
Se antes o amarelo, traje oficial na bd dos "X-Men" era blasfémia para transpor no grande ecrã, Matthew Vaughn tem uma resposta para isso: " The costumes are blue and yellow as well, because fuck it, lets take it back it the original"(será que vai estar a venda?me gusta este trapinho :)  )


(magneto parece estar a treinar para algum musical :)  )
Ponto para a Sony que antes de tal descalabrado, divulgou o que todos querem ver, o novo Spider-Man interpretado por Andrew Garfield.
A Fox não aprende...  :)
finito, actualização

E o que dizer da nova "Catwoman"? Com aquela boca, não há garra que resista ;)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

se ainda enviasse cartas...

...era bem capaz de recebê-las de volta :)
"bia" boing boing (que fez lembrar "oingo boingo" com o lavadinho Danny Eflman!)

twin peaks

A obra surreal de David Lunch, "Twin Peaks" comemora 20 anos.
Um marco na história da tv norte-americana que fez meio mundo parar para resolver o mistério dos mistérios: afinal,  "quem matou Laura Palmer"?
Minhas lembranças sobre o programa eram igual a zero. Ano passado li esta reportagem e decidi que era hora de a rever(porque apesar de não acompanhar "pysch", fiquei curioso).
Confesso, os primeiros episódios foram estranhos. Parte do elenco tinha uma actuação sem pé nem cabeça, outra com categoria.
A medida que os episódios avançam, a construção da trama ganha outro sentido, sempre aliado ao bizarro, e a empatia com o Agente Cooper e o "Sheriff" Truman fizeram o resto.
Alguns eventos deverão assinalar tal festividade sendo que a primeira fatia do bolo, já esta cortada. Esta exposição irá mostrar trabalhos inspirados no programa, por um vasto leque de artistas.
Faltam-me 10 episódios para acabar e já há um "post" alinhado para comparar os actores 20 anos depois.
E usted, ainda te lembras?

óóó txão lindjú

difícil escrever à "tia" pá :)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

cameron crowe...you are cool

Cameron Crowe está de regresso e não poderia estar melhor acompanhado.
Não era novidade que Crowe estava a realizar um documentário sobre os Pearl Jam e a página oficial da banda confirmou dias atrás, o que era há muito aguardado: no decorrer de 2011, "Twenty" será lançado para dar mais cor a celebração dos 20 anos de carreira da banda de Seattle.
Em 2009 a parceria deu o primeiro fruto com a realização do interactivo "the fixer", primeiro avanço à "Backspacer".

Com acesso a todo o arquivo da banda, o resultado final é deveras aguardado por estas bandas e não é por menos: no mesmo espaço a melhor banda do mundo com o realizador que melhor expressa música em imagens...promete!
As novidades não ficam por aqui
Para o final do ano, Crowe regressa ao grande ecrã com "We Bought a Zoo" que conta no elenco com Matt Damon, Scarlett Johansson e seu "alter-ego" Patrick Fugit que em "Almost Famous",  viveu personagem inspirado no próprio Crowe.
O mesmo filme terá uma edição especial somente no formato blu-ray(%$&*!#&)e com venda exclusiva na somente na loja "Best Buy"(curioso).
Além das imagens adiccionais(cerca de 40 minutos com novas cenas que pode ser encontrado aqui)este blu-ray tem como extra especial  a participação da mãe do realizador, Alice Crowe que com ele, comenta o filme.

catano, eu amo este filme. amo!

o homem é britânico, queriam o que, "white humor"?

A actuação de Rick Gervais nos Globos de Ouro deste ano, tem deixado algumas "comadres" em polvorosa só porque o homem disse umas verdades a brincar. Mas havia conteúdo para falar de outra coisa? 
O artista não resistiu comentar em seu blogue o que pensa disto tudo.
Por estas bandas, todas piadas foram geniais e ainda não decidi qual gosto mais. Deem-lhe a cereja, apresentar os óscares(blasfémia?)! :)



terça-feira, 18 de janeiro de 2011

vire a esquerda vire a direita

Alguém tem um "gps" disponível?
"Em 2002, a revista The Official Star Wars Fact File publicou um gráfico - republicado no número 65 da Star Wars Insider, de 2003 - com o mapa astronômico da galáxia, as rotas comerciais e detalhes dos principais planetas. Reveja.
Em 2009, no livro Star Wars: The Essential Atlas, em parceria com a sua licenciadora editorial, a Dark Horse, a Lucasfilm publicou mais um mapa. Com a visão de cima dá pra ter uma ideia melhor da distância que separa um planeta do outro, assim como suas regiões"(via omelete)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

pimp my ride

( título meio "cabron" mas é por ai :)  )
Ontem foi dia de cinema e "Tron: Legacy", o escolhido.
Depois do culto criado à volta de uma cassete VHS(onde ela andará?), 30 anos depois, sem mãe do lado e com carta de condução na mão(ah...o crescer...) era hora de fazer-se à estrada para ver a evolução de "Tron".
"Tron: Legacy", nada mais é do que "Tron" reciclado, com uma componente emocional maior. 
Tal como no primeiro, o feito alcançado com os efeitos especiais, parecem ofuscar outra parte importante do processo: o argumento. 
Se faria uma história diferente? Não sei, mas há aspectos em "Legacy" que, não fosse a "distracção" visual, dificilmente seria...interessante. Não quero resumir esta falta de interesse à cena do bar e ao excesso da personagem de Michael Sheen, ou do programa "maria vai com as outras", aliado de "Clu", mas ali reside parte de algo que não incluiria no filme ou, se calhar, eu deveria entender mais sobre informática...
O realizador Joseph Kosinki parece não ter resistido à beleza de Beau Garret, com seus constantes "close up´s" na rapariga. Não era a camêra a namorar com a actriz, aquilo era falta de controlo nos olhos! :)
Sobre "Tron" o personagem, foi uma carta "mal utilizada". Que raio de "flashback" foi aquele? 

Mas eu gostei do filme, não se deixem levar pelas linhas acima.
Gosto da idéia de "Legacy" prestar homenagem à "Tron" logo nos minutos iniciais do filme, ao mesmo tempo que insere na história, quem nunca viu o primeiro.
Há piscadelas à factos do primeiro que, para quem nunca viu, não saberá o significado como a cena da porta, o "sim" e o "não", as naves e pelo que vi, um tanque que remonta há uma frase dita por "Flynn" há 28 anos atrás.
"Tron" ficou na memória até hoje porque é "devagar". "Legacy", pelo contrário, é rápido demais(quesito efeitos especiais).
A componente visual é arrebatadora e no final, se a história deixa um pouco à quem de alguma expectativa criada, o aparato visual compensa, de que maneira, o resto.
As cenas com as motos são um regalo para os olhos e as naves, desde o desenho até o balé de seus movimentos, são perfeitos(se algum dia o filme da "Mulher Maravilha" acontecer, a tecnologia para sua nave invisível já esta disponível).
Direcção de arte é simplesmente bela. É o futuro com traços livres de excesso. A casa de Flynn é um primórdio arquitectónico e o guarda-roupa, ou muito me engano ou terá vida longa em termos comerciais. 
Nada disso ficaria completo sem a música dos "Daftpunk". A inclusão de uma banda electrónica na banda sonora do filme foi uma aposta ganha(a moda esta a pegar e a resultar, Trent Reznor, ganhou um globo de outro pelo seu trabalho musical em "The Social Network).
Não sai da cabeça a primeira luta de "Sam Flynn" ao som dos franceses(já referido aqui tempos atrás, um dos elementos é de origem lusa). 
O som não está ali por acaso e dá gosto prestar atenção nos movimentos desta "personagem". Na cena do bar, os "Daftpunk" dão o ar de sua graça, com merecido tempo de antena. Escolha perfeita!
Para o final, uma nota à "Clu", a versão digital criada à partir da imagem que Kevin Flynn. 
Não fazia idéia do quão seria usada esta imagem rejuvenescida de Jeff Bridges e no final, dou-me por satisfeito.
Sentia a satisfação do realizador ao mostrar tantos "close-up´s" de "Clu". Impressionante o ponto que a tecnologia cinematográfica esta e este filme sim, mostra um caminho totalmente diferente do visto até então, na captação de imagens ou só via CGI que Final Fantasy: The Spirits Within, começou em 2001.
Filme para fã matar saudades, filme para novos fãs passarem um bom bocado no cinema, sem grandes preocupações.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

mega tron?

Respondo na segunda-feira ;)
Entretanto, fica uma "conversa da treta" entre Jeff Bridges e a guapa Olivia Wilde à volta de "Tron: Legacy", em que a dada altura, até o "dude" é convidado a dar sua opinião.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

por dios!

Ao ler algumas informações sobre "Smallville", eis que descubro esta notícia muy buena: "Superheroes - Infinity Conventions S.L."
Uma espécie de "Comic Con" que Sevilha, Espanha, irá receber nos próximos dias 20 21 e 22 de Maio.
Para a primeira edição, os nomes até agora confirmados conferem aposta forte da organização: Erica Durance, Justin Harley e Cassidy Freeman, todos de "Smallville" e ainda o Michael Rosenbaum que viveu no mesmo programa, o jovem Lex Luthor.
"road trip?" me gusta, si...  :)
Toda la informacion es aqui

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

sundance festival 2011

Tudo que há para saber sobre a edição deste ano do "Festival Sundance", há uma semana do início(20 a 30/01), a distância de um clique.

jeff bridges: the dude abides

“the most natural and least self-conscious screen actor that has ever lived”


Watch the full episode. See more American Masters.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

tratamento v.i.s.

Descobri este artigo no "tvdependente" e tomei a liberdade de renomeá-lo para: "tratamento v.i.s. - very important shit".
Fica fácil notar a ausência de um "LOST", por acompanhar, mas não imaginava tal desperdício de dinheiro público(em praticamente todas as séries)e falta de noção de quem gere tal departamento nos 3 canais!(rêtêpê 2 não entra para esta afronta. Lembram do tratamento "doidos por ti" na tvirritante?)

 “NCIS” – a série mãe, teve a sua sétima temporada com exibição sem razão aparente suspensa, ficou-se no episódio 10.
“Lost” – interrompida para férias de Natal a 11 de Dezembro de 2010, com o alargamento para 90 minutos do “Top+”, a sexta e última temporada não regressou nem está prevista no curto prazo voltar à antena. Ficou no episódio 6×11. A apenas sete ou oito do final e nada… Bendita Internet e canais de Cabo!!
A matéria dentro desta caixinha.

dexter. mesmo...

Pobre "powerpuff girl"...Dexter não está com cara de bons amigos...quem te poderá salvar?
Obrigado Dora  :)

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

sabem o que é teremin? e "mad attitude"?

Vá, sentai-vos "quiedos" e prestem atenção...    :)
nota: a direcção do blogue não se responsabiliza por eventuais danos a partir de 1:30 min :)


Era para ter outro vídeo com "mais" teremin, mas esta apresentação na tv francesa, da banda que tem lugar no pódio, intacto, por estas bandas. Impressiona(para quem não quiser ver tudo, refiro-me à parte final,(a partir do minuto 5...)em que "el diablo" entra(ou sai...)do corpo de Jon Spencer :) )!
"...we play no blues, we play...rock and roll"!!

sábado, 8 de janeiro de 2011

64

O "camaleão" completa hoje 64 anos e nem sinal do homem...sniff sniff
Alguém sabe dele?
Fartou-se da fama? Está doente? Rico demais? Vergonha de mostrar as rugas na cara?
Damn it!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

a evolução do "batmobile"

Catano, pouco a dizer, somente isto: que pedaço de "papel" fantástico, via "the history of batmobile"(clica na imagem para ver o resto do testamento... :) 
favorito: ano 2004(na ligação, 2ª imagem sentido horário). conjuga passado(a imagem do morcego à frente do carro em 1944)com a excelência alcançada por Tim Burton, em 1989

no filme errado

Enquanto(ainda)não me adapto a idéia de ter Andrew Garfield como o novo "Spider-Man", na nova adaptação ao cinema pela mão de Mark Webber, toda vez que surge uma notícia sobre o rapaz, um nome vem à cabeça: Beavis, do desenho animado que a MTV popularizou, "Beavis and ButtHead".
Se algum dia o cinema lembrar-se de tal "pérola", tem ai a solução.
"cara de um, focinho de outro"  :)
É, não é? :)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

legoland - star wars

A "Lego" tem um parque temático(mas a página tem o mesmo peso da "disney.com", muito fraca...)? Muito me contas...
Dia 31 de Março, mais de 2000 modelos de toda Saga estarão expostos no Parque Temático da Lego, na Califórina, inclusive, modelos em tamanho real de Chewbacca, R2-D2 Darth Vader.
("sweett....dude....sweettt..." eu sei, referência errada, serei decapitado!)
Nada como uma notícia relaccionada à "Star Wars" para repor a ordem na "Força" :)
(via, o sempre excepcional, "hero complex"

supernova

Ontem o motor de busca cá do pedaço, fez fumo. Queria porque queria saber por onde andavam os algarvios "Supernova".
Sabia há muito da extinção da banda, mas estariam os antigos elementos a tocar em alguma banda de relevo actualmente? 
O que descobri é pouco e pode ser lido neste "procura-se". 
A banda era uma boa banda e o EP "Atari Series #1"  não merecia ser o último registo desta trupe nas lides discográficas(quem souber mais sobre eles, partilha, per favore!).
No embalo, surge na memória "Spray", programa de e com Henrique Amaro exibido na RTP 2, em 1997, com realização de José Pinheiro e Pedro Fradique.
Encontrei dois vídeos no "you to be" (lata 1 e lata 2). Também no "you to be", todos os telediscos realizados por José Pinheiro, como este delicioso, e saudoso,  "scan my mind".

pois é...

 "O público dos festivais só vai a festivais, não vai ver os filmes no resto do ano. Houve uma altura em que as pessoas diziam que não esqueciam o ano em que viram no King o 'Chungking Express' [Wong Kar-wai] ou 'A Bela Impertinente' [Rivette]. Os filmes marcavam a vida das pessoas. Isso hoje não acontece. O cinema tem que existir 365 dias por ano e não existe. O Estado tem de descobrir, nas cidades fora de Lisboa, parceiros que queiram mostrar cinema 365 dias por ano. E outra coisa: durante anos havia um canal de televisão de serviço público que mostrava estes filmes. Quando se mostra regularmente esse cinema, está-se a criar público. O facto de a RTP 2 ter deixado de passar cinema é um descalabro para a distribuição. Era possível esse cinema existir com visibilidade porque as televisões estabeleciam parcerias com os distribuidores independentes. Nos outros países apareceram canais especializados em cinema. Em Portugal os canais privados são piores do que a TV pública."(via ipsilon)


Pois é...

faz o que eu digo, mas não o que eu faço

Tem acompanhado a notícia dos pássaros mortos nalgumas localidades dos States e na Suécia?
Não faz lembrar "FlashFoward"? :)
Agora, para acabar de vez com a sentença, que tal a história dos milhares de vencedores do "euromilhões" yankee que ganharam avultada quantia em dinheiro, com os maleditos números de "LOST"?
Nem Jorge Garcia, o "já" eterno Hurley, deixou escapar tal notícia e fê-lo em grande em seu blogue :)


When Will You People Learn?

5JAN

The Numbers Are Bad!

Enjoy your 




A sequência de LOST: 4, 8, 15, 16, 23 e 42
Os números sorteados:    4, 8, 15, 25, 47 e 42
Quatro, em seis. Se isto faz correr a tinta, imagina se o 16 e o 47 não tivesse estragado a fiesta...dava para comprar uma ilha! :)
Véri fani véri fani

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

a distância de um clique

Primeiras compras via Amazon.
Tem passado ao lado compras online e principalmente para comprar filmes que seriam, em princípio, meu maior interesse.
Não trazem legendas em português, pondo assim à parte o "início de uma bela amizade".
O que me fez mudar de idéia? O querer.
Conversa com amigos sobre o processo(simples, a bem da verdade)lá fizeram-me mudar de idéias e se um é pouco, dois é bom.
As escolhas recaem em duas obras de culto do cinema norte-americano: "Donnie Darko" e "Dazed and Confused".
Depois da tremenda gafe que foi deixar passar "Donnie Darko" das prateleiras nacionais, quando descubro sobre a edição especial, com dois dvds, era tarde demais. Esgotado aqui ali lá...lá ali e aqui.
Preço final: 4 euros e picos.
No que diz respeito à "Dazed and Confused", de Richard Linklater, o namoro com a obra do realizador começa no minuto seguinte aos créditos de  "Before Sunrise".
Toca a perguntar em vários vídeos clubes de Viseu, Castro Daire, Lamego...nada. Para complicar, sequer sabia que nome "Dazed..." havia ganho no mercado português . Mais tarde descubro ser "Juventude Inconsciente"(mas não graças ao "imdb" que agora tem a mania irritante de traduzir os títulos a cada pesquisa feita)
Quando a internet passou a ser a jacto para o meu lado, quem estava na linha da frente? "Dazed and Confused". Vi. Adorei.
Preço final: 12 euros e picos.
Ambos cliques em épocas distintas mas curiosamente, chegam cá à casa na mesma altura.
Satisfeito, claro.
A edição de "Dazed..." é lindíssima, repleto de informação interessante sendo o maior problema ser região 1 e meu leitor de dvd estar a cerca de 500kms da mesa da cozinha, de onde escrevo este texto.
A edição de "Donnie Darko" é a "director´s cut" e traz comentários com o realizador Richard Kelly e Kevin Smith, amigo de longa data, entre outras coisas.
Bueno, é para manter? Talvez, com moderação e nestas condições: edições especialíssimas.

nuff said!

Porque demoraram tanto?

Stan"The Man"Lee, i salute you!

i sense something...a presence i've not felt since...

Enquanto amaldiçoo os distribuidores de "Scott Pilgrim", que devem ter algum tipo de cota em Gondomar sendo actualmente a única sala a exibir o último trabalho de Edgar Wright, deparo-me com esta surpresa inesperada: Star Wars em exibição numa sala lisboeta.
Qual o propósito? Perguntas bem, mas não sabes a quem.
Alguém sabe o motivo do atraso? :)
nota: I sense something; a presence I've not felt since...é uma frase dita por Darth Vader no original de 1977

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

o que vem por ai (não convence?...)

Como é habitual por estas bandas, no final ou início do ano, uma "vista aérea" de alguns do títulos que marcam a cena musical e cinéfila de 2011(por cá, apesar da estreia em 2010 por terras do "tio Sam" aguarda-se ansiosamente "Black Swan", "Tron: Legacy", "Blue Valentine" e "True Grit").
Outros "o que vem por ai", admito, eram mais férteis em informação. Este ano...madresita...  :)
Jon Favreau, realizador(e actor)da franquia "Iron Man", disse que 2011 seria "uma batalha de sangue" e a julgar pela lista que serve de fonte a este texto, talvez tenha razão no que disse.
Como nota, para descobrir o cinema alternativo que apaixona, a descoberta, o "passa palavra" continuará a ser a melhor forma de descobrir o que há de novo nesta categoria onde "On the Road" sai na frente.
A bd ataca em força este ano:
"The Avengers", "Thor", "X-Men: First Class" e "Captain America: The Fisrt Avenger" da "Marvel" e  "Green Lantern", da "Dc Comics" prometem batalha acesa no verão americano, ainda que, pela pobre amostra, "Green Lantern" demonstre ser um derrotado à partida.

Continuações à fartazana:
"Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2", "The Hangover 2", "Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides", "Cars 2", e lá mais para o final do ano, "Happy Feet 2", "Transformers 3", "The Twilight Saga: Breaking Dawn" e "Mission Impossible 4", são algumas das continuações que prometem um significativo aumento do colesterol, via pipoca, nas salas de todo "el mundo".

Expectativas:
"Cowboys and Aliens" e  "Reel Steel", dentro deste pacote "pop", prometem surpreender e junto com "Rango", "SuckerPunch" e a nova comédia dos irmãos Farrelly, "Hall Pass", aguçam a curiosidade do escriba. A mesma curiosidade ronda o regresso da franquia  "Scream", pela quarta vez, pautado pela faca, quer dizer, mão do homem que popularizou o género e fez do mesmo, uma comédia, Mr. Wes Craven.
"Your Highness" não convenceu muito em termos de trailer, mas quando um filme consegue juntar no mesmo espaço Natalie Portman, James Franco e Zooey Deschanel, a aquisição do bilhete com antecedência, é uma dado adquirido.

Hum...gostaria de ter mais filmes alternativos para comentar, mas a fonte é parca em informação. Os Festivais de Cinema que agora decorrem, pouco a pouco, ditarão quais filmes "indies" a ter em conta.
O novo de Kevin Smith, "Red State"(o primeiro filme de terror do realizador de "Dogma") apesar de não ter distribuidor, bem pode ver a luz do dia em 2011. Se assim for, o escriba deixa a agenda em aberto.
Walter Salles, responsável pelo encantador  "Diários de Motocicleta" regressa com "On the Road". Sem data confirmada, tudo indica que este filme, baseado na venerada obra de Jack Kerouac com o mesmo nome, venha a ser um potencial "papa prémios".Viggo Mortensen esta no elenco principal.

Nem Disney, Dreamworks ou Pixar chamam atenção desta parte no que diz respeito as animações mas sim o universo de Jim Henson que ganha vida no grande ecrã pela mão de Jason Segel("how i meet your mother")com o lançamento, em Novembro, do filme "The Muppets".

Outros lançamentos previstos podem ser consultados nesta página

No cenário musical anglo-saxónico(para Portugal, lista do género, como sempre, só de concertos...), a fonte do costume não oferece, como em outras vezes, grandes respostas.
Deixo alguns nomes que agradam o escriba, outros nomes e respectivas datas de lançamento, na página do costume.
-Mogway(oba!!)
- PJ Harvey
- Social Distortion
- Cut Copy


nota: na ligação dos concertos para este ano em Portugal, a "blitz.pt" era à partida, a ligação a ter em conta. este "pt.yeah" informa que Arcade Fire estará na edição deste ano do Super Bock/Rock, na Praia do Meco.  Verdadeiro ou Falso? hum...