quarta-feira, 2 de maio de 2012

the avengers....SMASH!!


Sai do cinema com uma certeza: a "Dc Comics" tem muito que andar para chegar ao nível que a Marvel alcançou com esta investida de transpor para o grande ecrã as diversas aventuras da bd, mesmo com seus filmes menos conseguidos.
Mark Rufallo é Bruce Banner. Nem foi preciso explorar tanto a faceta dramática do personagem- Seu "Hulk" consegue a proeza de roubar cada cena em que aparece. Mesmo. Há muito por onde escolher, mas a "visita" de Hulk à "Stark Tower"...não tem preço!
"The Avengers" é quase perfeito. Tem um equilíbrio entre personagens que "ou funcionava ou seria a morte do artista". Funciona e de que maneira!!
Tem a proeza de dar seguimento, limar arestas que os filmes de "Iron Man", "Capitão América", "Thor" e principalmente "Hulk" pudessem ter. Deu a profundidade que cada um destes personagens conquistaram de bd a bd e que o cinema "precisa" por vezes ignorar. 
Iron Man é o protagonista, quanto a isto, nada a declarar. A "culpa" é de Robert Downey, Jr. O homem transborda confiança...Capitão América, Thor dão um passo a frente em suas histórias. Descoberta e aceitação para o primeiro. Angústia e determinação para o segundo. Aliás, a história à volta de Thor é a quem mais elementos vai buscar no filme no filme realizado por Kenneth Brannagh.
Tom Hiddleston passa a ser a melhor contratação de todos os filmes da Marvel. Que vilão! Que densidade que este actor britânico dá ao personagem...já tinha ficado fã em "Thor", mais fiquei agora.
 Joss Whedom bem...é como ter o Ricardo Sá Pinto a orientar o Sporting: para ter um homem do leme à altura, tem de conhecer os cantos da casa.
Pode ter uma carreira curta como realizador, mas suas séries("firefly", "buffy")seu envolvimento com a bd quer por paixão, quer com "astonishing x-men", revelam o quão certa foi a escolha. Tão certa quanto o humor que emprega no filme. Gargalhadas na medida certa. E pá...quase que apetece comentar o filme cena a cena...   :)
A Marvel tem, já referi neste cantinho, um grande gestor: Kevin Feige. Tem muito pulso.
Suas indecisões em escolher o actor para viver Thor( Chris Hemsworth)é reflexo disso. Esta equipa de heróis só funcionaria se houvesse química. Porra...se há!
Sabendo de antemão que a "Viúva Negra" era para ser Emily Blunt(e só não foi porque não quis. diz quem sabe que isto aconteceu porque seu marido, John Krasinski não passou nos testes para ser Cap. América)ainda acho que seria melhor escolha em detrimento de Scarlett Johansson mas ela alcança aqui melhor desempenho que em "Iron Man 2". Tudo bem quando acaba bem.
Nota positiva para o Agente Phil Coulson(Clark Gregg)e seu lado #geek. Não existe na bd(bem...agora sim)e tem um papel fulcral na história. Quanto à Agente Maria Hill(Cobie Smulders)...oh boy...nervosita mas gira que se farta! :)
O que faltou: Samuel L. Jackson e seu "Nick Fury" a dizer "say what again". Muito  "bad ass"    :)
Pena mesmo é ninguém saber o dia de amanhã. A Marvel tem uma série de personagens seus "vendidos" a outras empresas. Isto não permitiu, por exemplo, o uso dos "Skrulls", a raça alienígena mais perigosa no universo Avengers no filme. Não impediu porém de "convidar" outros mal feitores à festa, os "Chitauri" mas está provado que só na mão da Marvel isto tem pernas para andar. Spider-Man 3, sob tutela da Marvel, será que os milhões seriam gastos daquela forma?

Começa com um "bang" e depois, com uma calma incrível coloca suas peças no tabuleiro para presentear qualquer fã, até o mais "hardcore"(afinal não temos nem Ant-Man, nem Wasp, membros da formação original dos Avengers)para quase duas horas e meia de acção com A grande. A de Avengers!
A bd virou filme e muitos filmes viram bd. A sensação de estar a folhear uma, em plena sala de cinema, nunca foi tão grande. Está tudo lá, até a personagem feminina, esperançosa e encantada com os feitos do Capitão América. Vai ser fácil adaptar para bd este filme...

Não me lembra saltar da cadeira em puro êxtase ao ver uma cena de um filme de acção. Este bem pode ser o melhor elogio que faço ao filme quando Capitão América diz à Hulk o que ele deve fazer, já na parte final do filme.
Confesso, gostei muito de ver os filmes a solo de cada herói que agora se junta em #The Avengers. Estava a ter alguma "dificuldade" em vê-los todos juntos a dividir o mesmo espaço. Surreal...mas esta é a vantagem de ser uma "criança grande", uma vez com o doce na mão...
Ide, ide ver o raio do filme!!

Sem comentários: