quinta-feira, 30 de junho de 2011

mais que um festival...

...são os "amassos".
De longe, o pior poster do "Festival Paredes de Coura" de sempre!
Sugere tudo, menos música. Perfeito para pais reticentes...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

grande entrevista. mesmo.

Duas horas e quarenta minutos, mais coisa menos coisa.
Não, não é um livro do Paulo Branco, mas o tempo que durou a conversa com o assumido "fanboy" Damon Lindelof, feita pelo actor e há já algum tempo entrevistador cibernauta, Kevin Pollack.
Não vi duma assentada, mas se o quotidiano assim proporcionasse, não custaria nada muito por causa do entrevistado.
Pollack começa a entrevista com um tema "quente": a "guerra" com George R. R. Martin e o comentário "negativo" que este fez à "LOST", serie que Lindelof escreveu. Nota: George R. R. Martin, criador da Saga "Game of Thrones" é um dos heróis do autor.
Quase tudo é explicado e o efeito que o tempo faz em muitas questões é deveras gratificante.
Mas há mais: há + "LOST"(a ser verdade a história do Terapeuta, é impressionante como os comentários negativos afectaram o rapaz), "The Killing", "Game of Thrones", "Star Wars, "Star Trek", Stephen King, Ridley Scott, "Prometheus", bueno, uma "fiesta" que serve bem para explicar como este rapaz, de 38 anos,  tornou-se num dos grandes nomes da Ficção Científica.

Na página do "you to be", de onde retirei este vídeo, tem um guia com alguns dos momentos chave da entrevista que colo cá embaixo:
[23:00] Intro of Lindelof
[26:00] Lost, including criticism of finale (and talk about other show finales), and "feud" with George RR Martin
[50:00] Inspirations, including (George Lucas & Stephen King)
[59:00] Early writing and time at NYU
[01:07:00] Early life in Hollywood
[01:15:00] More on Stephen King and King film/TV adaptations
[01:26:00] Admits likes Star Wars more than Star Trek (in series of This v That questions)
[01:27:00] Genesis Lost and his starting his JJ Abrams collaboration, and becoming showrunner, and even more Lost
[02:10:00] Cowboys & Aliens and working with Jon Favreu, and collaborating with Orci, Kurtzman and other writers (on C&A)
[02:18:00] Prometheus (and working with Ridley Scott) and its connection to Alien franchise
[02:24:00] How the writer's strike allowed him to produce Star Trek while also working on Lost
[02:25:00] More on Ridley Scott and Prometheus [fun fact: took 2 weeks to write first draft of script]
[02:34:00] Talks briefly about newly announced 1952 project with Disney, clarifies he won't be working on it until after the Star Trek sequel
[02:38:00] Wrapping up and outro
[02:43:00] Damon playsLarry King Game (doing bad Larry King impression)

terça-feira, 28 de junho de 2011

men of a certain age

Ray Romano é "Joe Tranelli". Divorciado, amante do bom e velho rock and roll, um pouco neurótico com pitadas de "geek" pelo meio(episódio 5 da 1º temporada faz uma homenagem à "Rocky" encantadora!) e viciado no jogo.
Andre Braugher é "Owen Thoreau Jr.". Casado, pai de três filhos, passa as "passas do Algarve" com o pai que gere um "Stand de Automóveis". Não está nada satisfeito com a vida que leva. É o "protector" do grupo.
Scott Bakula é "Terry Elliott". Solteirão,  bon vivant. Sem rumo. Actor.
Esta composta a santíssima trindade de "men of a certain age", a nova perdição do escriba.
Três protagonistas masculinos, crise da "meia-idade", humor e drama bem temperado nesta série criada por Ray Romano e  Mike Royce(ambos participaram no consagradao "everybody loves Raymond").
Fica a dica!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

kirk vs kirk

O texto diz tudo: é um regalo "geek"
O duelo entre William "Capitão Kirk" Shatner vs Chris "Capitão Kirk" Pine  aconteceu devido a um documentário de nome "The Captains", filmando ano passado, que reúne todos os Capitães da "Enterprise", da Saga "Star Trek".
A foto foi um típico "desbloqueador de conversa" para Pine e o charme de Shatner explica o resto:
"He’s shy. So the way I started the interview, I put out a table and chairs outside the Paramount gates, and arm-wrestled with him. That was the beginning of my interview with him. I think it broke the ice, that’s for sure."
Quem ganhou? Aceitam-se apostas  :)

mais cinza do que nunca!

Ah...o Natal volta a ter piada em 2012 com o regresso à "Terra Média".
As primeiras imagens oficiais já circulam na "rede" mas diz quem sabe, na revista impressa da "Empire", há mais imagens além das divulgada(a capa diz que a edição é de Agosto 2011. perguntam bem, mas não sabem a quem...).
A capa mostra Gandalf "The Gray"(Ian McKellen) e Bilbo Baggins(Martin Freeman)a ler a edição impressa do "na outra banda" escrito em "Runas"(uma raridade...).
Dividido em duas partes, "The Hobbit: An Unexpected Journey" com estreia marcada para 2012 e um ano depois, "The Hobbit: There and Back Again" encerra as aventuras de Bilbo Baggins e Thorin, "Escudo-de-Carvalho" mais 12 anões decididos a recuperar toda riqueza roubada pelo temível dragão Smaug.
Expectativa alta para o retorno de "Gollum".
Se em 2002, o expressivo resultado visual de Gollum impressionava, como será dez anos depois? Como disse, alta expectativa por estas bandas  :)
(nota: já passaram 25 anos de "Stand by me"??fiquei com vontade de rever...)

começar a semana a ouvir deus

Na década de 90 quase poderia recitar todas as bandas em que Tom Barman, vocalista dos belgas dEUS, tinha(eu e toda uma geração de "crentes"). Tudo girava à volta da trupe que em 1991 afinava seus primeiros acordes.
Que esta seja uma boa semana, em nome de "dEUS".

sexta-feira, 24 de junho de 2011

+ el demolidor!

Nova leva de imagens da nova fase do "Demolidor".
Muy Matador!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

eddie vedder toma conta de blogue português durante feriado


pueblo, bom feriado!

wilfred

"Wilfred", com Elijah Wood tem bom aspecto.
O projecto original é "made in Australia" que David Zuckerman("family guy")resolveu adaptar por terras do Tio Sam.
Estreia amanhã na "fox fx" gringa e tem bom aspecto...

terça-feira, 21 de junho de 2011

paciência é a virtude

Nos dias que correm, não sou metade cinéfilo do que já fui. Não deixei de amar a arte, simplesmente perdi algum interesse. Deixei de ler metade do que lia e este corte umbilical, que acontece em 2003, é utilizado como resposta, sempre, ao porque desta falta de interesse.
Mas há uma nota, já com uma cor esquisita e gasta pelo tempo, que diz: "podes ter pedido o interesse, mas se algum dia escrever sobre isto, lembra-te sempre do filme do Richard Linklater...".
Assim tem sido. O projecto existe desde 2001 e todo os dias quando leio algo sobre cinema, este é o artigo que quero ler.
Em 2008, fiz uma nota no blogue. Em 2011 faço outra. Em 2015 esta plataforma precisa ser "banda" para comentar nesta banda(que final apoteótico para um blogue)sobre "Boyhood" rodado pacientemente deste 2002(diz quem sabe).
Faltam 3 anos para filmar, uns mesitos para editar e arranjar quem distribua o filme que acompanha a vida de um puto de 6 anos até os seus 18(que completa em 2013)e seus pais divorciados Ethan Hawke e Patricia Arquette.
Já cantava o outro "...é preciso ter calma..."

segunda-feira, 20 de junho de 2011

para que fique registado

I'm a Lannister, always pay my debts..."
                                                    Tyrion Lannister          

domingo, 19 de junho de 2011

canoagem

Parabéns à trupe lusa de Canoagem pela fantástica conquista!!
A primeira, de muitas, já cá "rema" :)

sábado, 18 de junho de 2011

the muppets - de tereiler

O Mundo não pode esperar. É o domínio!
Três dias após o "juramento verde", chega-nos, a 20km por hora, o primeiro trailer dos "Muppets".
Acção, aventura, romance...ah o romance...se és forte o suficiente para tanta emoção e capaz de aguentar com a Miss Piggy, do que estas à sua espera(ah..sim pois...que eu pare de escrever...ok...)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

the hobbit por maurice sendak

O texto original lança uma pergunta simples: como seria se Maurice Sendak revisitasse a obra de Tolkien, "The Hobbit"(numa referencia ao abandono de Guillermo del Toro da cadeira de realizador para o filme com o mesmo nome).
Tal quase aconteceu com o convite feito na década de 60 ao autor que criou "where the wild things are"(obra que Spike Jonze transformou em filme em 2009).
E porque a visão de Sendak não foi para a frente?
Porque o editor encarregado de mostrar as notas finais à Tolkien "himself" trocou alhos por bugalhos(leia-se Hobbits por Elfos)e este pensou que Sendak não tinha lido a obra.
Diz quem viu que Sendak ficou danado...
Uma tentativa de encontro entre os dois foi arranjado mas Sendak sofreu um ataque cardíaco um dia antes do encontro e após longa recuperação, o projecto foi abandonado.
E assim acontece.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

bebé magneto

Cool. Cool cool cool!
via coolvibe

notas #$%"&*!!

- Ainda não vi "X-Men: First Class". #$%"&*!!

- Quentin Tarantino vai fazer um filme com(possivelmente)Will Smith e Jamie Foxx. #$%"&*!!  estas escolhas são de fugir. Duas dondocas intragáveis por estas bandas...porque Tarantino, porque??

- "Game of Thrones". #$%"&*!!
Foi um começo difícil, não por duvidar da qualidade do programa, mas pelo conteúdo de informação que esta primeira temporada tem.
"Queen" Amorita deu uma ajuda e os textos desta expert no assunto(se não acompanha a série, melhor não ler. o que é uma pena. quem escreve assim não é gago!)colocou-me no caminho certo, mas puta madre, "Baelor", o nono desta temporada é brilhante.
Não li os livros e a emoção foi grande. Melhor elogio? Ir atrás dos livros!

green lantern

Depois da monumental gafe que foi o primeiro trailer para promover "Green Lantern", eis que o filme chega aos ecrãs gringos, dia 17/06(em Portugal, será preciso esperar até Agosto). Uma  mega-produção da Warner.
Li hoje que os custos já rondam os 300 milhões de dólares após a "injecção" de mais guito por causa dos efeitos especiais.
Todo santo dia, acessar à net significa ver novas cenas de bastidores, entrevistas e mais entrevistas e pequenos e ajustados trailers. Se juntar tudo, tenho praticamente todo o filme em mãos.
Exagerado da minha parte, eu sei, mas é condizente com uma campanha de marketing desesperada e completamente errada vindo da mesma casa que nos deu "Batman- The Dark Knight".
Fracasso à vista? Hum...não sei. É um herói deveras popular e poderá ter um bom arranque nas bilheteiras. Só não sei se pela história, pelo vislumbre tecnológico visual ou até mesmo pelo "appeal" que Ryan Reynolds poderá ter para alguns entre outras coisas que esta "space-opera" ostenta.
A supervisão de Geof Johns, responsável pela actual força que "Green Lantern" tem no mercado das bd´s(escritas por ele), pode ter um papel fundamental no final perante os fãs mais exigentes.
Eu cá gosto deste, com a intro feita por Tomar-Re, voz de Geoffrey Rush.

terça-feira, 14 de junho de 2011

eduardo e mónica

Uma das bandas mais interventivas do Brasil na década de 80, os "Legião Urbana"(a banda terminou após morte do vocalista Renato Russo, vítima de SIDA)deverá ser "vítima" de um revivalismo sem precedentes nos próximos tempos com a realização de "Faroeste Cabloco",  um épico de 10 minutos, que pela mão de Paulo Lins ganhará vida em 2012(post´s para breve).
Sabia que "Eduardo e Mónica", outro poderoso clássico da banda, também passaria para película mas traído pela expectativa, devo ter deixado passar que afinal tal passagem serviria para ilustrar uma campanha publicitária(da autoria da O2, empresa de Fernando Meirelles, realizador de "Cidade de Deus). O resultado deixou o escriba emocionado.
Ilustra em imagens memórias vivas do meu tempo de escola onde com amigos à volta, tentávamos descobrir quem era a "Mónica" de cada um...
Ganhei o dia...

rua sésamo encontra spider monster

Por esta altura, quase todos devem ter ouvido falar do fiasco que tem sido a adaptação para os palcos teatrais da Broadway que conta a história do "Spider-Man".
Um gasto tremendo, sucessivos adiamentos, directora despedida(Julie Taymor - realizou "across the universe"), actual produção processada por Taymor e por ai vai.
Agora, "Spider-Man: Turn of the Dark"(grande nome, sim senhor...)volta ao escaparate com uma paródia, cortesia da trupe da "Rua Sésamo" que em minuto e meio, sintetiza este novelo sem fim.

canção do ateu

Ateus espalhados pelo Mundo que nunca tiveram uma canção com dedicatória, Steve Martin "chegou"!  :)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

superman beyond

Os traços de Ron Frenz e Sal Buscema são lindos. A história, de Tom de Falco, é promissora.
Superman, mais velho(perfeito!)e com seus poderes enfraquecidos precisa combater o maior inimigo de sempre.
A história será conhecida em Agosto e a imagem abaixo me encanta. Nada de prognósticos quanto a história, mas a imagem...lugar reservado na estante de mi casa!
Outros voos no sempre impecável "Hero Complex" que não canso de elogiar!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

batman- year one "bastidores"

Soa cada vez melhor esta adaptação do clássico de Frank Miller, "Batman - Year One"(esta semana, outra bd do Mestre parece ter ganho luz verde para ser adaptada ao cinema, "Born Again", da saga Demolidor. O homem é um génio!!).
Estes dez minutos de bastidores é para deixar qualquer fã ansioso e criar curiosidade suficiente para aqueles que nunca tiveram oportunidade de ler esta magnífica bd que serviu de base para "Batman Returns" de Christopher Nolan(e provavelmente à "The Dark Knight Rises" à fechar a trilogia).
A paixão na voz de cada interveniente, pormenores como a cor da bd e transposição para a animação, a escolha de Bryan Cranston("breaking bad") para dar voz ao Comissário Gordon..aliás a escolha é tão perfeita que dá vontade de ver o mesmo actor a dar vida a este personagem numa versão "em carne e osso".
O tratamento visual do "making of" é apurado. Vale a pena ver!

x-men: o início

Amanhã estreia em Portugal "X-Men:  First Class("X-Men: o início" na tradução portuguesa).
Oportunidade para ver se a pressa foi inimiga da perfeição, conforme escrevia em Maio do ano passado.
Um ano para a máquina a hollywoodesca a funcionar naquela que é uma das franquias mais "vigiadas" e recheada de altos e baixos e com uma "carrada" de fãs atentos a cada passo dado pela empreitada conduzida por Matthew Vaughn.
Foi rápido.
O que foi possível ler, neste "inferno" que são os "spoilers" o homem estava estafado com a rotina louca que sua agenda tinha.
A crítica, lendo só as gordas, é só elogios. Já os posteres...madresita...que pobreza!  :)
Sem ver o filme, para já, não vou à bola com a escolha de January Jones no papel de "Frost". Não posso dizer o mesmo de Jennifer Lawrence como "Mistyque"...(ok...ok...assumo. este comentário em nada tem a ver com o filme ou actuação...)


Numa sala de cinema perto de si(nota: matéria no ionline com Michael Fassbender, el "Magneto")

terça-feira, 7 de junho de 2011

scott pilgrim e a tristeza infinita

A booksmile lançou no mercado, em Fevereiro(!) "Scott Pilgrim e a tristeza infinita", o 3º volume da saga escrita por Brian Lee O´Maley.
Ninguém me disse nada. Damn it!   :)
Este fim de semana, enquanto escolhia uma bd para ler pensei: "...hum...lançaram o 1º e 2º volume em português, no embalo do lançamento do filme e agora que a "febre" passou, lá terei de completar a saga na versão original..."
Tão pouca fé Tadeu...tão pouca fé...  :)
 

bob peak - father of the modern hollywood movie poster

Um passeio pela página oficial do artista Bob Peak(30/05/1927 - 01/08/1992)é um regalo para os olhos.
Seu trabalho é vasto e diverso. Espalhado por entre capas de revistas, no desporto ou, por exemplo, a criação de selos comemorativos das Olimpíadas de 1984.
Em 1961 a "United Artists" convidao-o para fazer o poster de "West Side Story" e desde então não mais parou tendo feito mais de 100 posteres para filmes como "Apocalypse Now", "Superman" ou "My Fair Laid".
Nos dias que correm tal arte anda apagada. Imaginar um poster feito por Bob Peak ou algum discípulo para a franquia "X-Men-First Class", seria bem melhor que o corte e costura que o photoshop proporciona. Não sei se teria o mesmo impacto que a obra de Peak(ou outro artista do género)teve outrora, mas décadas depois da criação destes, a reacção por estas bandas é deveras satisfatória.

domingo, 5 de junho de 2011

star tours

Eu bem tento ser um bom rapaz mas paciência tem limite...

sábado, 4 de junho de 2011

the blues is number one...i said the blues...

Para tomar conta desta tasca este fds nada melhor do que alguém que não tem intenção alguma de tomar conta da tasca este fds...

sexta-feira, 3 de junho de 2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

joker

O artista britânico Mark Simpson, conhecido por "Jock" revelou aquela que poderá ser a capa da próxima "Detective Comics".
A mesma notícia informa que tal não é oficial mas do protagonismo já não escapa. Well done!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

once you breake bad...

O tempo de espera entre a 3º e a 4º temporada de "Breaking Bad" foi maior que o habitual, quase um ano se não me falha a memória. Se no tempo "normal" este "cavalo sin nombre" ofereceu excelentes episódios, com tempo extra para trabalhar no novo argumento, arrisco dizer que da caneta de Vince Gilligan sairá algo perto da perfeição!

Mais uma descida ao inferno com "el professor" Walter.