terça-feira, 31 de janeiro de 2012

peanuts encontra hellboy

Imagem criada por  Chris(Raid71)Thornley para ajudar a campanha da Art V Cancer com o intuito de angariar fundos na luta contra o Cancer.
A idéia de misturar Peanuts com Hellboy é excelente, tal como o resultado final(via /film)

eu não fiz nada

Vá lá...não me olhem com esta cara.
Eu vi os primeiros episódios as mijinhas, é verdade. Mas estava a resolver o mistérios dos Legos desaparecidos, com a pequena Leonor.
Acreditem, não houve um episódio em que o Watson vai para um prédio a pensar que coisa e tal?
Vá...não me olhem com essa cara. Hoje, eu Sherlocko, tu Sherlockas, nós Sherlockamos. Elementar ;)

made in portugalis

Duas páginas dedicadas ao melhor que se faz no Portugal sonoro continuam a marcar presença por estas bandas e a cada visita, novas surpresas.
"optimus discos" e a "a música portuguesa a gostar dela própria" a espera de mais um clique.
Me gusta a envolvência deste tema dos "Best Youth", banda formada por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas.

Teledisco poupado e eficaz.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

jack white, the third

Cá está o regresso daquele que nunca foi: Jack White.
"Love Interruption" é o cartão-de-visita de Blunderbuss , que sai para as lojas a 23 de abril(via blitz)
Para ouvir nesta grafonola digital

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

mijaru versus nomuro

Ténis. De um lado Mijaru. Do outro, Nomuro.
Saca Mijaru, Nomuro devolve. Segue o relato:
Mijaru
Nomuro
Mijaru
Nomuro
Mijaru
Nomuro...
Nah...o post é para colar este divertido anúncio realizado por Michel Gondry, para uma marca(de fazer rir) japonesa.
Só estava a espera de um pretexto para colocar esta fantástica piada :)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

mark kozelek on tour

Há músicos que uma pessoa reza para que desapareçam de nossas vidas tamanha a exposição, outros, roem-se unhas para ver um minuto de imagens que seja e descobrir o que há para ver além do que as letras, os sons, o palco transmite.
Nunca fui um expert em Mark Kozelek, quer via "Red House Painters"(apesar de adorar "songs for a blue guitar" que até nem é um "álbum da banda" é Kozelek + "outros" amigos e a marca "red..."), muito menos "Sun Kil Moon" mas este rapaz é dono de uma voz incrível.
Se Mike Patton é "yang", Kozelek é "ying".
Depois tem o lado giro da coisa, da influência, do vibrar quando se ouve algo que arrebata e conversas com teu amigo como se não houvesse amanhã. Tal como escrevia há dias sobre Woody Allen, também aqui o suspeito do costume, tem sempre uma palavra a dizer.
É uma viagem solitária, dá vontade de lhe fazer companhia. Este documentário é bom neste sentido, revela um Mark Kozelek acessível. Distinto pela forma como reage na Europa e no seu habitat natural.
Fiquei com a idéia que ele não gosta de abraços de fãs :) e com uma tremenda curiosidade em saber se ele pediu o dinheiro de volta numa cena que envolve café :)
Está um mestre na arte de tocar guitarra acústica e soube agora pelo encarte do DVD, que criou uma editora chamada "caldo verde" apesar da turné que o documentário abrange não ter nenhuma imagem de concerto por terras lusas, só e para encerrar, uns segundos na varande de um Hotel em Sintra(após ter comido uma sopa...nah...bem, se calhar até foi hehe).
Entre um aeroporto e outro, "Mark Kozelek on tour" é um belo convite para conhecer um pouco mais sobre, como diz o texto que acompanha o dvd, taciturno rapaz.
Outras notas interessantes feitas por Cameron Crowe, que dirigiu Kozelek em "Almost Famous".
Trailer neste acorde.
nota: não é nenhum filme de acção, mas a entrevista tem outro sabor se lida após o documentário.

cão com 3 patas, já vi. agora...

...com três cabeças... :)

dez anos de imdb

"imdb" é a bíblia.
Comemora 10 anos em 2012 e deve ter sido das primeiras páginas que visitei quando tive net em casa pela primeira vez, quando era movida a carvão(ainda o era ano passado, madresita...).
Visitar o imdb é como ter uma conversa com um amigo cinéfilo. Começamos a falar do actor a que entrou no filme b com o realizador do filme c que tinha uma actriz que entrou no filme a(digam quando é para parar)que vai fazer um filme com(ok...já perceberam)...
Publicam agora os nomes mais visitados em 10 anos na activa e a surpresa maior, pela positiva, é ver "Donnie Darko" ali pelo meio. E que o povo que colocou "Prometheus" em 10º lugar nos filmes mais esperados do ano, possa morder a língua logo logo :)
Curiosamente, não encontrei este artigo no "imdb", portanto, colo os resultados.

Top 10 Stars of the Last 10 Years*
1. Johnny Depp
2. Brad Pitt
3. Angelina Jolie
4. Tom Cruise
5. Natalie Portman
6. Christian Bale
7. Scarlett Johansson
8. Jennifer Aniston
9. Keira Knightley
10. Emma Watson
*Highest average IMDbPro STARmeter ranking over the last 10 years.
Top 10 Films of the Last 10 Years*
1. The Dark Knight
2. Donnie Darko
3. Pulp Fiction
4. The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring
5. The Lord of the Rings: The Return of the King
6. Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
7. Harry Potter and the Order of the Phoenix
8. Twilight
9. Harry Potter and the Goblet of Fire
10. The Godfather
*Highest average IMDbPro MOVIEmeter ranking over the last 10 years.
Top 10 TV Series of the Last 10 Years*
1. Lost
2. House M.D.
3. Grey’s Anatomy
4. Heroes
5. How I Met Your Mother
6. 24
7. Glee
8. True Blood
9. Dexter
10. Gossip Girl
*Highest average ranking over the last 10 years.
Top 10 Most Anticipated In-Production Movies*
1. The Dark Knight Rises
2. Men in Black III
3. The Dictator
4. G.I. Joe: Retaliation
5. The Expendables 2
6. Battleship
7. The Avengers
8. Rock of Ages
9. The Hunger Games
10. Prometheus
*Highest average IMDbPRo MOVIEmeter rank of all films currently in production.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

dc nation + cartoon network + aardman studios 2

Dias atrás, uma foto. Hoje, el vídeo.

DC Nation - Aardman por redruger
Selo de "imperdível" :)

sundance 2012

Todo ano espera-se que o "Sundance Festival" dê aos cinéfilos mais uma razão ímpar para venenar cinema durante um ano. Este ano, com o Festival a cinco dias de terminar, os destaques começam a surgir mas este, que surge hoje destacado no /film, arrebatou a atenção por estas bandas. Se o título por si só é um convite a matar a curiosidade, "safety not guaranteed" is the most ridiculously awesome misfit time travel relationship dramedy ever made". O que vem a seguir, não fica nada atrás.
Um anúncio de jornal peculiar dá mote ao filme, do novato Colin Trevorrow mas o que mais surpreende é que o dito anúncio foi de facto publicado e seu autor até participa no filme.
"safety not guaranteed", conta a história de três jornalistas destacados para investigar o homem que colocou anúncio no jornal a procura de companhia para uma viagem no tempo.

avengers art appreciation variants

O filme "avengers" vai ser um evento daqueles, está garantido. Se por um lado foi divertido ver todos os heróis, em carne e osso,  em seus filmes a solo, juntos, principalmente nos posteres, é esquisito :)
Entretanto, a Marvel vai publicar em Abril, uma série de trabalhos artísticos dos autores da editora inspirado em nobres nomes da arte como Rembrandt, Michelangelo, Monet, Pollock entre outros. 
Eis uma amostra.
Christian Nauck
Charles Paul Wilson III
Greg Horn 
Outras imagens retiradas deste quadro.

domingo, 22 de janeiro de 2012

"ronaldo, em que dia da semana o lixeiro pega no seu saco?"

Não há hipótese, ninguém quer se queimar no "bola na fogueira", um dos programas mais divertidos da tv brasileira :) , o "rockgol",  outrora liderado pelos impagáveis Paulo Bonfá e Marcho Bianchi.

the descendants

Numa entrevista com Alexander Payne, realizador e George Clooney, actor de "the descendants"(2011), que estreou esta semana em Portugal Continental, Payne, a certa altura diz: "olha que quando fizermos o filme não te quero com esse aspecto…” mas não resistiu em ter a camera "colada" em seu rosto. Do que recordo de seus filmes, nunca fez tanto uso do "close-up" como neste.
Ainda fiquei na dúvida se era a impressão causada por ir há uma sessão ao início da noite com sala cheia e a três filas do ecrã(rompi longa tradição da sessão da meia-noite que tanto aprecio). Não é fácil ver um filme tão próximo ao ecrã. Se por uma lado via os pelos do nariz de Clooney, por outro, a forma como o Hawaii é tratado, principalmente nas panorâmicas e paisagísticas imagens da ilha, impressiona. Deu até para ver o Hurley a apanhar um Sol..nah...o turno na ilha já deve ter acabado :)
Quem lá foi só para ver o galã Clooney, saiu a ganhar. Quem foi pela obra em si, também ganhou. Saio satisfeito do cinema(catano, já não picava o ponto há muito tempo...bendito escape...).
A escrita de Payne(argumento escrito a meias com Jim Rash, o reitor Dean Pelton em "community")tem por base o livro de Kaui Hart Hemming, com o mesmo nome e agarra o espectador desde o início com a narração off feita pelo personagem de Clooney. Começa por retirar o vislumbre da ilha para contar uma história que não tem endereço.
Traição, a relação com as duas filhas jovens pouco comportadas(melhor do filme), a mulher em coma e os negócios da família são motivos mais do que suficiente para um homem perder o rumo e "the descendants" convida-nos a descobrir como que este mesmo homem reage perante estas adversidades da vida.
Pelo meio Nick Krause e o seu "Sid". É a comédia no meio do drama(provocou no escriba deliciosas gargalhadas). Apesar de estar mais ao acaso e não é por acaso que ali está. Creio, confronta um pouco a idéia do "mais velho, logo, mais sábio". Nada de mais, a história não vagueia por aqui.  
Algumas cenas determinantes para mim como a conversa de Matt com o casal amigo, sem rodeios e uma particular cena no Hospital me encantam. Não dá para adiantar mais do que isto.
O mesmo não pensou o jornalista do jornal Público(edição online)que relata três partes do filme e numa delas, detalha o final. Como não gostou do filme pensou: "que se lixe quem for ler isto..."
Um idiota. Por esta altura poderia ser mais selecto, eu sei, mas é sempre chato. Acabo por ler menos sobre para não ser surpreendido. Felizmente foi após ver o filme.
Para quem já viu o filme, fica uma entrevista publicada no ionline, com realizador e actor.


Não sei a quanto tempo que isto acontece ou se passou a ser pratica recorrente em todas as salas Lusomundo mas quando a senhora diz-me: "esta cheio, mas tem estas cadeiras vip que custam mais euro e meio..." não consegui conter a gargalhada.
Publicidade, intervalos, agora cadeiras vip´s, fora o farnel...e pá se há sítio ao qual não me apetece nada sentir em casa, é dentro duma sala de cinema...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

qualquer coincidência...

Este guarda-roupa "glam" da nova trilogia literária que salta para o grande ecrã, "hunger games", de determinada parte do livro(que não li)foi inspirada, apesar da batota ao ter pintado o peito de Jack Skellington, em "o estranho mundo de jack".
Foi, não foi?
Sim? Não?  :)

intervenção

Michael Shannon encarnará General Zod em "man of steel", novo filme sobre o kriptoniano mais famoso do mundo e arredores, com realização de Zack Snyder, com estreia em 2013, se o mundo não acabar antes.
Quando questionado pelo "hero complex" sobre a reacção dos fãs e o universo da bd em si, sai-me com esta:
"There are legions of fans salivating, who will literally spend the next year and a half looking at the clock, waiting for this movie,” Shannon said, shrugging his shoulders. “That’s just the way it is. I don’t know why. Me, personally, I’m not a huge fan. I can’t even read comic books. I don’t know which panel to look at next. I hardly ever know what any of the characters are talking about. So, no, I am not one of them. But there are a lot of them. They’re out there. And they really want to talk to me about this movie!
O homem precisa de uma intervenção. Rápido! :)
Vai ser giro se ele cumprir bem seu papel sem ler nenhuma bd. Será este o segredo deste "casting"? :)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

side by side

"Keanu Reeves resolveu procurar grandes diretores para aprender sobre os rumos da indústria cinematográfica com o crescente uso da tecnologia digital em detrimento da película. Em Side By Side, o actor entrevista David Lynch, James Cameron, George Lucas, Christopher Nolan e Steven Soderbergh."(via omelete)


Side by Side Official Trailer (2012) from Company Films on Vimeo.

A discussão é interessante, prós e contras do avanço tecnológico. O título é bem conseguido.
O documentário tem estreia no Festival de Berlim, em Fevereiro.
nota: isto de começar um trailer com David Lynch está a virar moda ;)

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

moonrise kingdom

Se não houvesse "Wes Anderson" estampado na imagem, só pelo tom da voz que os seus personagens empregam servia para denunciar: é um filme de "Wes Anderson". Amén!
Alguns suspeitos do costume, Bill Murray, Roman Coppola, Jason Schwartzman e alguns novatos, Bruce Willis, Edward Norton, em sua (maravilhosa)filmografia,  para contar a história de um casal de miúdos apaixonados que resolvem fugir, bosque dentro, e colocar em percalço algumas distintas figuras :)
O tom "l´amour" que a canção emprega ao trailer, faz o "resto do estrago" :)

shut up and play the hits

quem: lcd soundsytem
quando: 02/04/2011
porque: porque acabaram
porque?
Em Abril de 2011, uma das bandas mais genias dos anos 2000 resolveu por um ponto final. Por mais difícil que seja acreditar em tal acto, para já, és finito.
Durante 48h, antes e depois do último concerto da banda, Will Lovelace e Dylan Souther, responsáveis por "no distance left to run", documentário sobre os Blur, expressam em imagens o que vai na cabeça do mentor dos LCD Soundsystem, James Murphy e sus muchachos.
Ontem, saiu a primeira promo. Venha daí aquele que bem pode ser o documentário rock and roll do ano

Sem querer, esta semana dedicada ao cinema documental/ficcional sobre música, ganha dois bónus. Esta promo e o doc sobre os The Flaming Lips. Euromilhões?

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

the soft bulletin

Meu primeiro contacto com os "The Flaming Lips" começa exactomondo com "the soft bulletin".
Em 1999, o cêdê mal entrara na loja e já estava a caminho de casa. Como sempre, o guia para estas descobertas saia das emissões do Nuno Calado(+Henrique Amaro e Álvaro Costa, a santíssima trindade das noites da antena 3)e o parceiro do costume nestas andanças. Bastou uma música para, sem hesitar, ficar encantado com os sons que dali saiam.
Não sabia quem eram, nem o que tinham editado até então e pelo que vim a saber depois, não era o único.
Foi o álbum do ano no meu estaminé e Wayne Coyne, com toda sua teatralidade, ganhava um fã e pelo que vim a saber depois, não fui o único.
Impressionante como um rasgo de genialidade muda toda uma vida de uma banda que estava no "anonimato", com anos de carreira, dez álbuns editados, muita luta e perseverança para nunca desistir.  O rock and roll tem histórias muito interessantes.
Doze anos depois, a "pitchfork" sai com esta prenda onde revisita estas mesmas histórias de Coyne e companhia e é só a primeira parte :) (o resto da história, neste boletim)

Agora só falta a oportunidade para os ver ao vivo :)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

5 noites 5 filmes. à minha maneira

nota(um dia depois do texto ter sido publicado): quem leva a repreenda por cantar com sotaque, são as três cantoras no filme, não Deco, em "the commitments"

Tempo de rever alguns filmes marcantes quer pela qualidade cinéfila, quer pela ligação à música.
Não é bem um "regresso às aulas", mas quase. Alguns filmes são excelentes apoios à leitura musical e com a informação a distância de um clique, rever estas pérolas, vai render informação extra.
A inspiração para as escolhas, a seguir:
(hoje)
"The Commitments", de Alan Parker - Nos últimos dias ando a escutar muito "The Twilight Sad". James Graham, vocalista escocês de gema, canta com um sotaque cerrado ou seja, tudo aquilo que "the commitments" diz para não se fazer. Jimmy, personagem de Robert Arkins, a certa altura do filme repreende Deco(Andrew Strong)por cantar com seu natural sotaque irlandês. Não...tem que ter sotaque americano, ora pois(se bem me recordo desta parte do filme)
 (terça)
"Velvet Goldmine", de Todd Haynes - David Bowie fez 65 anos ontem, dia 08/01. Parece ser boa altura para rever esta homenagem ao "glam rock" que tem Christian Bale como jornalista e o homem da vez na altura, "Ewan McGregor com o seu Curt Wild inspirado, fotocopiado deste homem que merece ser investigado cientificamente, Mr Iggy Pop. Bowie não cedeu direitos autorais das suas canções para o filme e este "fantasma bowie", se calhar, virou mais valia.
 (quarta)
"24 hour party people", de Michael Winterbottom - O regresso dos "The Stones Roses" provocou uma invasão inglesa dias atrás no programa que faço na rádio. E pá...soube tão bem...mas o que outrora sabia na ponta da língua, alguma informação extra que poderia adiccionar a alguns temas da tarde, ficaram pela metade. Rever este filme, com Steve Coogan, que é  rei e senhor ao encarnar Tony Wilson centro da história da "factory records" e tudo à volta da "madchester", será o ponto alto da semana. Ah...e tem "Happy Mondays" e "ratos com asas" ;)
(quinta)
"The Filth and the Fury", de Julian Temple - Quer este, quer "24", vi-os numa semana dedicada a filmes, documentários rock and roll no IPJ de Viseu(não vou ver no bilhete agora, sim eu guardo os bilhetes de cinema, mas deve ter sido em 2002 :) )Este documentário impressionou-me mais pelos bairros londrinos e sua má qualidade de vida, lixo empilhado do que outra coisa qualquer. Esta escolha é o típico "uma coisa leva a outra" :)
 (sexta)
"This is Spinal Tap", de Rob Reiner - Certas coisas não são para ser levadas tão a sério ;)
O que sobressai, uma vez que nem recordava, é o nomes dos realizadores. Catano...que selecção!
O que acham, estou bem servido? Alguma dica?
No embalo, tenho de ver "i´m not there", um documentário com os Blur, se estiver disponível, dois do Martin Scorcese com The Rolling Stones e George Harrison. E por ai vai :)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

o único inverno bom que gosto


Chega um pouco tarde aos ouvidos do escriba, ainda que, à pala de #Chuck("creature fear" é utilizado numa das cenas mais esperadas do programa, na 2º temporada)tenha ouvido uma ou outra canção.
Mas lá está, estado de espírito. Não estava para ai virado.
Agora, passado uns anitos de "for emma, forever ago"(2007)em 2011, Bon Iver reaparece com álbum homónimo e este "Perth" reactiva o interesse pelos sons que o rapaz cria.
Vi alguns vídeos do passado, sem tantos músicos em palco mas deixa-te estar assim que estas bem porque se uma bateria é pouco, duas baterias é bom demais(esta actuação no Jools Holland é preciosa. comparar com sua primeira passagem...grande diferença!)
A página oficial do "bom inverno", mal abre, é acompanhada por bom tempo, com os vídeos aéreos que acompanham "perth", de forma automática.
Aula Magna??  Não, melhor ainda, Teatro Viriato em Viseu?? ;)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

wrong

Algo está errado e isto esta certo.
Não conheço nada da obra de Quentin Dupieux, mas já vi esta promo de "Wrong", umas poucas vezes. Porque? Como dizem algum dos personagens no decorrer da promo, não sei bem.
Uma coisa eu sei, a inclusão dos créditos finais do filme, na promo abaixo, é deveras inteligente. O poster, também ajuda.
É um dos filmes do Festival de Sundance deste ano e a par deste, fora dos "pipocas" que estão para estrear em 2012, a criar interesse por estas bandas.

a trama: "Dolph Springer wakes up one morning to realize he has lost the love of his life, his dog, Paul. During his quest to get Paul (and his life) back, Dolph radically changes the lives of others -- risking his sanity all the while"

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

mystery white boy

Dois filmes sobre a vida de Jeff Buckley estão na calha. Não há fome que não dê em fartura, mas é típico da "meca", que é uma "maria vai com as outras"(dois "snow white´s" na calha é um exemplo..."actual").

Temo que sua discografia seja "vítima" de novas edições onde só muda a capa. Admiro a vontade da mãe do cantor, Mary Guilbert, em manter a chama acesa mas este excesso de edições com diversos temas repetidos já não faz sentido.
Entretanto, decido resgatar "mystery white boy"(2000)no meu dia a dia. Há já alguns dias no carro, hoje, na rádio.
Dos álbuns póstumos é o melhor, na minha opinião. As canções escolhidas no alinhamento vão de encontro com o texto escrito no encarte onde é valorizada a busca da melhor interpretação da turné que em 95 levou Buckley há alguns países. No final de cada audição, sou incapaz de discordar do que fora afirmado.
"what you will say" sempre rouba espaço aos outros. Por estas bandas tem estatuto de "fenomenal". Hoje, foi tema de abertura na rádio e puta madre, senti meu peito apertar com esta força da natureza que em sete minutos e picos emprega carga emocional divinal com guitarras fulminantes.

(esta não é a versão do álbum, mas dos telediscos disponíveis, é a versão que mais gosto) 

Tenho a versão Australiana(não recordo se outro formato foi disponibilizado na altura, sem bónus)que contém um cd com mais 3 temas e o encarte...é dos mais lindos que tenho cá em casa.
alinhamento: 
Dream Brother
I Woke Up In A Strange Place
Mojo Pin
Lilac Wine
What Will You Say
Last Goodbye
Eternal Life
Grace
 Moodswing Whiskey
The Man That Got Away
Kanga-Roo
Hallelujah/I Know It's Over" (Medley) - original de Leonard Cohen/original de "The Smiths"
bónus
That's All I Ask - original de Nina Simone
Lover, You Should've Come Over
So Real