quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

before watchmen

Primeiro, não acredito que alguém consiga ficar sentado nesta posição por muito tempo.
O rabo, eventualmente, ficará dormente mas o frente dos pés estar constantemente a escorregar, é ao meu ver, insuportável :)
Por mim, era só o desenho da chaminé. Saberia de antemão que ninguém consegue ficar muito tempo sentado neste sítio ;)
Segundo, o J. Michael Straczynski não anda numa fase boa, anda? Sai da "Marvel", vai para a "DC comics", entra num projecto, atrasa com os prazos(a referência no texto não surge ao acaso), agora quer envolver-se com os filmes da Marvel...bueno, eu já perdi a conta.
Terceiro, mortos andam às voltas em seus túmulos quando algo mau, cá em cima, desafia as leis do bom gosto e vivos? Terão um caixão, só pelo gozo, para deitar-se e "andar às voltas" como forma de apaziguar alguma coisa?
"right right---i don´t know...i don´t give a fuck..."(para ser lido com o sotaque e entoação de Mr. Alan Moore).
O tal texto, cuja ligação está no segundo parágrafo, reúne os autores envolvidos no projecto "Before Watchmen" em que cada um deixa sua explicação o porque do envolvimento com esta obra e intenção: "preencher os espaços vazios deixado por "Watchmen".
Cum catano...deixem lá os espaços vazios...Watchmen é um livro que tem 400 e tais páginas, é uma leitura lixada...deixem lá os espaços...
Se daqui a 25 anos, outros autores resolverem preencher os espaços deixados pelo "before watchmen"...quero ter uma reforma(HA!)tranquila por Dios...
A DC consegue uma coisa no meio deste misto de opiniões: $$$$$$$
Sem estar nos quiosques, já rende tinta, imagina quando estiver à venda!
Não é uma obra qualquer que esta trupe está a tocar. Sente-se o alvoroço e por mais que concorde que tem todo o direito de "reinventar" a obra criada por Moore e Dave Gibbons(tal como muitos fizeram com tantas e outras obras criadas por outros artistas, bem referido no mesmo texto)de boas intenções esta o inferno cheio.
Não sou um expert na arte, nem defensor da obra. Conheço "watchmen" por que cresci a ler sobre a sua importância, mesmo quando não ligava nada à bd. Aprendi a dizer o que todos dizer "obra-prima".
Mas após ler, comparar, entender o seu significado perante todos na 9º arte, parece plausível, até para mim, entender que tocar neste legado, não é de todo necessário.
O Straczynski se quer preencher espaços, que crie uma bd sobre o jogo "da forca" :)

As edições(como nota, o nome dos personagens segundo a tradução tupiniquim. via omelete)
Rorschach (4 edições) – Roteiro de Brian Azzarello, arte de Lee Bermejo 
Minutemen (6 edições) – Roteiro/Arte de Darwyn Cooke 
Comediante (6 edições) – Roteiro de Brian Azzarello, arte de J.G. Jones 
Dr. Manhattan (4 edições) – Roteiro de J. Michael Straczynski, arte de Adam Hughes 
Coruja (4 edições) – Roteiro de J. Michael Straczynski, arte de Andy e Joe Kubert 
Ozymandias (6 edições) – Roteiro de Len Wein, arte de Jae Lee 
Espectral (4 edições) – Roteiro de Darwyn Cooke, arte de Amanda Conner

3 comentários:

Loot disse...

Pois mexer com Watchmen é complicado. A BD construiu um grande culto à sua volta.

Mas pronto como tudo na vida quando há a possibilidade de fazer dinheiro faz-se. Se as prequelas forem más é tentar apagar da mente a sua existência e desconsiderá-las por completo.

Não sinto que haja necessidade de contar mais alguma coisa em Watchmen. Porém, e pelos nomes envolvidos acredito que possam sair coisas boas daqui. Se são boas o suficiente para terem mexido neste legado é que descobriremos não tarda nada.

Loot disse...

Esqueci-me de referir. O que tenho mais curiosidade é nos desenhos, ver este universo ser recriado por outros artistas além de Gibbons.

Não sei se conheces um livro de homenagem ao Maurício de Sousa (já há 3 acho) em que vários autores são convidados para fazer histórias da turma da mônica. Há lá devaneios fabulosos :)

tadeu disse...

bom dia loot!
exacto, se correr bem, calam os contestatários e os mais reticentes.
se correr mal...a vida continua mas outra igual...never more :)
quem sai a ganhar, no final, é watchmen. com mais vendas ou nova (re)leitura.
vi só os mangas da turma da mónica. mas tenho de espreitar os outros. "agola" fiquei "culioso" :)
abraço!!