segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

5 noites 5 filmes. à minha maneira

nota(um dia depois do texto ter sido publicado): quem leva a repreenda por cantar com sotaque, são as três cantoras no filme, não Deco, em "the commitments"

Tempo de rever alguns filmes marcantes quer pela qualidade cinéfila, quer pela ligação à música.
Não é bem um "regresso às aulas", mas quase. Alguns filmes são excelentes apoios à leitura musical e com a informação a distância de um clique, rever estas pérolas, vai render informação extra.
A inspiração para as escolhas, a seguir:
(hoje)
"The Commitments", de Alan Parker - Nos últimos dias ando a escutar muito "The Twilight Sad". James Graham, vocalista escocês de gema, canta com um sotaque cerrado ou seja, tudo aquilo que "the commitments" diz para não se fazer. Jimmy, personagem de Robert Arkins, a certa altura do filme repreende Deco(Andrew Strong)por cantar com seu natural sotaque irlandês. Não...tem que ter sotaque americano, ora pois(se bem me recordo desta parte do filme)
 (terça)
"Velvet Goldmine", de Todd Haynes - David Bowie fez 65 anos ontem, dia 08/01. Parece ser boa altura para rever esta homenagem ao "glam rock" que tem Christian Bale como jornalista e o homem da vez na altura, "Ewan McGregor com o seu Curt Wild inspirado, fotocopiado deste homem que merece ser investigado cientificamente, Mr Iggy Pop. Bowie não cedeu direitos autorais das suas canções para o filme e este "fantasma bowie", se calhar, virou mais valia.
 (quarta)
"24 hour party people", de Michael Winterbottom - O regresso dos "The Stones Roses" provocou uma invasão inglesa dias atrás no programa que faço na rádio. E pá...soube tão bem...mas o que outrora sabia na ponta da língua, alguma informação extra que poderia adiccionar a alguns temas da tarde, ficaram pela metade. Rever este filme, com Steve Coogan, que é  rei e senhor ao encarnar Tony Wilson centro da história da "factory records" e tudo à volta da "madchester", será o ponto alto da semana. Ah...e tem "Happy Mondays" e "ratos com asas" ;)
(quinta)
"The Filth and the Fury", de Julian Temple - Quer este, quer "24", vi-os numa semana dedicada a filmes, documentários rock and roll no IPJ de Viseu(não vou ver no bilhete agora, sim eu guardo os bilhetes de cinema, mas deve ter sido em 2002 :) )Este documentário impressionou-me mais pelos bairros londrinos e sua má qualidade de vida, lixo empilhado do que outra coisa qualquer. Esta escolha é o típico "uma coisa leva a outra" :)
 (sexta)
"This is Spinal Tap", de Rob Reiner - Certas coisas não são para ser levadas tão a sério ;)
O que sobressai, uma vez que nem recordava, é o nomes dos realizadores. Catano...que selecção!
O que acham, estou bem servido? Alguma dica?
No embalo, tenho de ver "i´m not there", um documentário com os Blur, se estiver disponível, dois do Martin Scorcese com The Rolling Stones e George Harrison. E por ai vai :)

5 comentários:

Anita disse...

Os dois primeiros fazem parte da minha lista de filmes preferidos. O Documentário dos Blur é pura emoção. Os outros ainda não vi mas, tenho que tratar disso ;)

Loot disse...

Não vi o 4º e o 5º (apesar de este ser uma falha vergonhosa).

Os outros três adoro. Principalmente o Velvet :)

Mas são todos belas escolhas. Fiquei com vontade de rever os grandes Commitments: Mustang Sally guess you better slow your mustang down :D

tadeu disse...

buenas anita e loot :)
acabei de ver the commitments.
glen hansard no filme? passou-me completamente ao lado! e a "natalie", foi a babá do filho do #dexter na 5º temporada. as coisas que passam ao lado... :)

anita,
trata e podes começar pelo "24" :)
loot,
nada de vergonhas por aqui. há tanto clássico a espera de ser visto...nem te conto os que ainda não vi :)
(a anita ainda envia um feitiço como castigo hhehe)
o doc dos pistols é muito bom, mas não recordo muito(olh "sid e nancy" vai entrar na lista, este é que não vejo a séculos!!), sei que sai satisfeito da sala de cinema e muito impressionado :)
"24" funciona na perfeição. tem muito interveniente que viveu a época e a presença dos happy mondays...bem...é qualquer coisa :)
que o post aumente a vontade de ver ou quem lança o feitiço sou eu ;)
beijocas e abraço!!

Ruca! disse...

nunca vi o 1º e o ultimo mas já estou a tratar disso.

de filmes/docs de música que vi recentemente, não posso deixar de referenciar PJ20, o melhor alguma vez feito!!!! :D

tb gostei do doc sobre os foo fighters, back and forth, do james moll, que não te dirá muito mas que eu tenho em conta desde que fez o 'running the sahara', um doc que adoro simplesmente, mas que não tem muito a ver com musica. mas aconselho de qq modo.

dos que aí vêm, estou curioso sobre o suht up and play the hits, que segue o jamesm urphy durante 2 dias, antes durante e depois do último show de LCD soundsystem.

tadeu disse...

ola ruca :)
gracias pelas dicas! este do james murphy está na lista dos obrigatórios. muito curioso para o ver.
o pj20 ainda não foi visionado por estas bandas. um pecado...eu sei...
tens de ver o filme do alan parker. é muito bom e com tantas caras desconhecidas, dá a história o tom de realismo que faz com que ainda hoje, seja um clássico.
abraço!