segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

o "greenberg" que há em mim

Na passada quinta feira, dia 16, estreou nas salas nacionais a 50ª animação da Disney, "Entrelaçados".
Quando vou verificar em quais salas em que o filme está a ser exibido, descubro antes que todas as cópias são dobradas. Quem quiser ver a versão original, terá de esperar pelo dvd.
Não tenho nada contra as dobragens, aliás, amo o trabalho da colocação de voz. Creio até, ter "queda" para a coisa :) e só não procuro oportunidade por essas bandas por não ser actor, requisito fundamental para este tipo de trabalho, restando assim, a única "queda" disponível: queda de cabelo...%$&!!?*!?  :)
Para completar esta tendência má, das 67 salas em que o filme esta a ser exibido, somente 9 não tem equipamento para suportar o sistema 3D. No dia que estas tiverem condições adequadas, "adios" opção de escolha. Ou vemos o filme em 3D, ou vamos para casa.
A seguir esta lógica(mera e modesta opinião carrancuda de tarde chuvosa) falta pouco para chegar o dia em que o filme a b ou c, quer seja animação ou não, será visto somente de uma forma. Por todos. Decide o "sr." do cinema.
Entendo isto como "maldade". Dou o exemplo da minha cidade, Viseu e só por conhecer de "ginjeira" o caminho.
A Zon Lusomundo toma conta das salas em dois espaços comerciais, separados por um quarto d´hora a conduzir(sem trânsito, nem isso)e ambas exibem este filme(que é um mero exemplo)em 3D.
Não poderiam oferecer ao consumidor a opção de escolha? Ok, entendo que é preciso gerir o negócio, mas este tipo de acção, atrai ou afasta mais o consumidor? Ganha-se ou perde-se? E o gosto de quem escolhe, fica à mercê deste "estranho"?
Não sei, nem nunca quis saber o custo de comprar cópias e espalhá-las pelo país, nem quem decide este tipo de "coisa",  mas será assim tão caro ter a versão original entre as versões dobradas?
Mas sou capaz de saber uma coisa: se fosse pai, não levaria meu filho, provavelmente para dormir, numa sessão das 21:50 ou 23:50 ou 00:10 para ver o filme...de crianças...
Impor, até na hora do lazer...
Talvez  deva escrever uma carta para alguém, dar uma de "greenberg" nesta tarde chuvosa.

12 comentários:

FC disse...

Olá!
A parte da Versão Original, já sabes que concordo contigo... Acho que todos os cinemas deviam ter as duas opções, as sessões mais tarde deviam ser a Versão Original, assim, as crianças iam ver durante o dia a Versão Portuguesa e os mais crescidos iam ver mais tarde a Versão Original....
A parte de agora os filmes serem grande parte em 3D também concordo, acho que na maioria dos filmes os efeitos não são grande coisa e ser em 3D ou ser normal, a diferença não é nenhuma (a não ser os 2€ a mais que se dá pelo bilhete)... Por acaso, neste filme, nota-se bem os efeitos e acho que o filme ficou muito bem com eles...
Agora, só um aparte, para que conste, a parte do "provavelmente para dormir" não se inclui na sessão das 21:50... A minha sessão foi às 21:30 e quando o meu irmão saiu do cinema (23:30) estava bem acordado! ;)
Agora que descobri o teu outro blog, vou dando uma espreitadela...
Bj

tadeu disse...

ola FC!
sê bem vinda a este cantinho :)
confessa, deste uns abanões no teu mano para ele não dormir :)
verdade, paga-se mais para ver a imagem a um palmo de distância.
vale mais sentar na primeira fila :)
bom te ver por ca :)
excelente semana!

Loot disse...

Pois já tive este problema mais do que uma vez e acho que a tendência é para piorar, há filmes que não são nem exibidos na versão original nem na versão 2-D.

e eu sou daqueles que gostava de poder escolher :S

FC disse...

Obrigada :)
Ok, descobriste-me... Confesso :) (O meu mano não, mas na fila da frente houve quem tivesse dormido :P)
Concordo contigo, ganha-se mais em sentar na 1ª fila!
Boa Semana também para ti ;)

tadeu disse...

ola loot!
sim...ainda ano passado teve o "(500)days of summer" com meio a comentar e foi directo para dvd.
se esta opção trouxer "bons resultados", qualquer dia desses, nem o "cineminha", um dos escapes mais amado de todos, terá graça...

FC,
davas um "cascudo" na malta da fila da frente. que afronta, dormir com estranhos :D
se não houvesse estes horários nocturnos, creio que nem escreveria nada sobre, mas sessão da meia-noite, animação, na versão dobrada...madresita... :)

Snow disse...

Concordo com a FC, as sessões da noite deviam passar o filme na versão original. Não tenho nada contra as dobragens porque os filmes da Disney são principalmente para as crianças mas é injusto não haver a opção de escolha para os adultos. Ando muito decepcionada com isto, ainda há bem pouco tempo atrás ainda existiam as duas opções.

tadeu disse...

ola snow white :)
há razões para estar decepcionada...
pelo que vi, se as tais 9 salas fossem munidas de melhor equipamento, todas as cópias seriam em 3D e quer Castello Lopes, quer Lusomundo, a falar a mesma língua.
é para ficar "des`animado"

Rafaela disse...

Hum... Muito pior aqui no Brasil, onde teremos Luciano Huck como dublador. Pelo visto basta ter R$ e fama pra estar apto.

Um crítico que acompanho já assistiu dublado e disse que ele praticamente estragou o filme. Não soube interpretar nenhuma das piadas do personagem.

O que é triste, visto que as animações geralmente estão chegando aqui apenas dubladas e vou ser praticamente obrigada a assistir assim. Mas, apesar da péssima dublagem do Huck, o filme é ótimo e merece ibope.

Mancada desse pessoal que acha que só criança assiste animação. E mais mancada ainda colocar sessões dubladas no final da noite.

tadeu disse...

ola rafaela!
sê bem vinda a este cantinho :)

creio, é a primeira vez que isto acontece nas salas lusas.
a "dublagem" no brasil tem uma história longa e de qualidade. estranho saber que a persona que encarna o personagem não carrega a "alma" do personagem.
mais estranho é a "disney" aprovar já que analiza as versões antes de enviar a cópia final para o mercado.
não sei quanta tinta isto fará correr, mas por cá, esta "falta de opção", não esta a cair bem.
besito e manda um pouco de sol para nós, pode ser? :)

Rafaela disse...

Pois é, Tadeu. Parece que essas péssimas escolhas não são tão comuns assim, mas de vez em quando acontecem. Não sei também como a Disney Brasil concordou com tamanha infâmia.
Na verdade um outro carinha tinha passado nos testes pra dublagem do Flynn, mas de última hora foi substituído pelo Huck.
A Disney Brasil até liberou alguns trailers com a voz do Raphael. E tinha ficado muito boa. Agora o mesmo só irá cantar.
Segundo ele, a péssima decisão veio da equipe de marketing.

Obrigada pelas boas vindas. Se eu pudesse, mandaria mesmo. rs.. ;P

Pedro disse...

Concordo totalmente contigo no que toca às dobragens. Acredito que o público alvo de quem distribui os filmes de animação esteja um pouco abaixo da nossa faixa etária, mas mesmo assim não é razão para discriminar quem gosta de ver os filmes na versão original. Sinceramente, e não tendo nada contra os actores que dobram as versões originais, preferia ter visto o Bee Movie com a voz do Seinfeld em vez da do Nuno Markl. Assim como o Shrek é muito mais engraçado com as vozes originais de Mike Myers, Eddie Murphy ou Cameron Diaz. Mas pronto, no fundo é uma questão de gosto.
Mas porque não as versões dobradas à tarde e as originais à noite, ou melhor ainda, as duas disponíveis no mesmo 'multiplex'.

Em relação ao 3D no cinema, sou daqueles que abomina a qualidade e a estratégia nojenta de fazer dinheiro com o 3D, por parte dos cinemas. A qualidade do 3D em cinema é asquerosa comparado com o 3D das TV's. Nunca, repito, Nunca deveriamos ser obrigados a ver um filme em 3D porque a editora só o lança assim. Deviam ser lançadas versões 2D e 3D para quem quisesse escolher. Afinal estamos a falar de mais 2 euros por bilhete que nos sai do bolso. Além disso, nem deviamos ser obrigados a pagar esse extra quando somos 'obrigados' a usar óculos reciclados de outras sessões, ou quando levamos os nossos de casa. Basicamente o 3D é uma chulagem.

A melhor coisa que fazes é dar uma de greenberg. :D

tadeu disse...

ola pedro!
bueno, teu comentário é perfeito e vai de encontro ao que penso e de todos que aqui resolveram expressar a opinião.
creio que a carta esta feita meu caro, é só enviar depois de tantas aprovações :)
excelente dia!